ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Brasil cerra fileiras para Nobel da Literatura

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, de 84 anos, foi escolhido pelo Senado brasileiro como o "candidato oficial" do Brasil ao Prémio Nobel da Literatura. Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.


Em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, no Brasil, decorre até 8 de junho a 6.ª edição da Feira do Livro daquela cidade, com participação de expositores de várias partes do país.


Entre as respostas do dia, olhamos para a origem da expressão «ter a mania», tão corrente ontem como hoje.


Qual é o significado de bicha? É «mais bem preparado» ou «melhor preparado»? E, em tempos de crise, como se conjuga o verbo falir? Será «as empresas falem»? Estas questões vão merecer resposta no programa Língua de Todos (de sexta-feira, dia 1 de junho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no dia seguinte, às 09h15*), uma emissão em que se abordará também a Carta de Guaramiranga, a declaração final que saiu do colóquio sobre a língua portuguesa na Internet, organizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

Por sua vez, a emissão de Páginas de Português de domingo, 3 de junho, às 17h00* (Antena 2) debruça-se sobre a lusofonia no seu labirinto — de contradições, equívocos e mal-entendidos (linguísticos, inclusive) — com uma apreciação do académico Fernando Cristóvão.

* Hora oficial de Portugal.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 31/05/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos