ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Encómio ao latim

texto descritivo da imagem

aqui salientámos, por diversas vezes, o risco (e mau sintoma) que é o definhamento do ensino do latim, no ensino secundário, em Portugal. Pois, em certas escolas primárias de Londres, aprender latim é um verdadeiro sucesso junto da pequenada. Há razões para isso, que não passam apenas pelas novas tecnologias e divertidas pedagogias. É que (i) a tradução do latim para o inglês (ou para outra língua) afigura-se sempre como um desafio, (ii) a descoberta de raízes latinas no léxico do inglês (ou de qualquer outra língua) é realmente fascinante, (iii) a gramática é um puzzle que bate sempre certo e cujas regras podem ser transferidas quer para um conhecimento reflectido da língua-mãe, quer para a aquisição de quaisquer outras línguas segundas. E, depois, há, claro, toda a cultura greco-latina. 


«Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos; com os haveres de uns e outros é que se enriquece o pecúlio comum» é, justamente, a conclusão de Machado de Assis, sobre a necessidade de retornar aos clássicos — ele próprio, um clássico da literatura brasileira.


texto descritivo da imagem

A propósito, encómios, elogios, panegíricos... que tipo de acto ilocutório constituem? Procure a resposta aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/03/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos