ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Antologia] - Moçambique

Mandela

Luís Carlos Patraquim*

«Morreu o melhor dos seres humanos.»

 

 

Uma árvore subiu, escreveu Rilke nos Sonetos a Orfeu. Nelson Mandela é agora a Grande Alma que paira sobre nós, a incandescência do Puro Espírito. Que a África do Sul e o Mundo mereçam este barro humano que se moldou no incêndio da História do seu Povo, no de África e de todos os continentes.

Tudo se disse e ele disse tudo, melhor do que ninguém: a sua autobiografia, as cartas de prisão o discurso de Rivonia, quando fez a defesa da luta do ANC contra o apartheid. Arriscava a pena de morte, sofreu a prisão perpétua.

País vizinho de Moçambique e, de alguma maneira de Angola, a luta do povo sul-africano ficou impregnada de algumas das palavras de ordem utilizadas pelos movimentos de libertação: «A Luta Continua», o «Viva», muitas outras. Resistentes sul-africanos, refugiados em Luanda e Maputo, aprenderam a língua de  Luandino e de José Craveirinha, de Camões também. Mandela conhecia isso tudo. Ao lado de Graça Machel, sua esposa, terá ouvido muitas vezes a “falagem” do português moçambicano. Tinha, em Maputo, uma segunda casa.

Todas as línguas podem exprimir a Liberdade. Nelson Mandela aboliu a maldição de Babel.   

 

 

 

[Outros textos do Autor aqui e aqui]

06/12/2013

Sobre o autor

* Luís Carlos Patraquim (Maputo, 1953), jornalista, poeta, escritor e roteirista moçambicano, com diversificada obra publicada. Por exemplo, Monção (Edições 70 e Instituto Nacional do Livro e do Disco de Moçambique, 1980), A Inadiável Viagem (ed. Associação dos Escritores Moçambicanos, 1985),  Mariscando Luas (Editora Vega, 1992), Lidemburgo Blues (Editorial Caminho, 1997), O Osso Côncavo e Outros Poemas (Lisboa, Editorial Caminho, 2005), Pneuma (Editorial Caminho, 2009) e A Canção de Zefanías Sforza (Porto Editora, 2010).

Enviar:

Antologia

Textos de autores lusófonos sobre a língua portuguesa, de diferentes épocas.

Biografia Épica
A Bicha e a Fila
Língua
A minha língua
Mandela
Esta língua e eu
Antigamente (II)
Divertimento com sinais ortográficos
Lusitânia no Bairro Latino
Uma língua e diferentes culturas

Países

Angola

Brasil

Cabo Verde

Goa

Guiné-Bissau

Moçambique

Portugal



Autores

Afonso Duarte

Alberto d´Oliveira

Alexandre O´Neill

António Ferreira

António Nobre

António Nunes Ribeiro Sanches

Bernardo Soares

Carlos Drummond de Andrade

Coelho Neto

Filinto Elísio

Francisco Dias Gomes

J. C. Ary dos Santos

João Melo

José Albano

José Albano

José Eduardo Agualusa

Manuel Alegre

Manuel Rui,Marco Guimarães

Pedro Oom

Rui Zink

Teixeira de Pascoaes

Vergílio Ferreira


Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos