Sílvia Melo-Pfeifer - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sílvia Melo-Pfeifer
Sílvia Melo-Pfeifer
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Licenciada em Ensino de Português e Francês e doutorada em Didática de Línguas pela Universidade de Aveiro. Professora Associada de Didática de Línguas Românicas na Faculdade de Educação da Universidade de Hamburgo (Alemanha). Coordenou o Ensino de Português na Alemanha entre 2010 e 2013, pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 
Textos publicados pelo autor
Português Língua Não Materna
Contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica
Por Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza.

Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica é uma obra editada pela Universidade do Porto (U.Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del OlmoSílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza.

Como o título antecipa, é um livro que tem por objetivo discutir questões de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna. Língua Não Materna (PLNM), área que aqui se desdobra em Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Segunda e Língua Estrangeira. Apresenta-se assim a visão dos diferentes tipos de ensino nos diferentes contextos em que ocorre, numa perspetiva de língua pluricêntrica.

Esta coletânea encontra-se dividida em três grandes partes: Português no espaço das Américas, com seis artigos; Português no espaço europeu, com oito artigos; e Português noutras latitudes, constituído por quatro artigos. Na primeira secção encontram-se artigos de autores que se encontram a trabalhar na Argentina, no Canadá, na Colômbia, nos Estados Unidos da América, no Uruguai e na Venezuela. Na segunda parte incluem-se textos provindos da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra, da Itália, do Luxemburgo, da Roménia e da Suíça. Por fim, incluem-se artigos alusivos ao ensino-aprendizagem na Austrália, no Japão, em Marrocos e na Rússia, na última parte.

Esta divisão estratégica oferece uma perspetiva panorâmica e atua...

Gramática de Português Língua Não Materna
Níveis A1 e A2
Por Teresa S. Ferreira, Inês Cardoso e Sílvia Melo-Pfeifer

Sob a chancela da Porto Editora, as autoras Teresa S. FerreiraInês Cardoso e Sílvia Melo-Pfeifer, ligadas profissionalmente à didática e ao ensino de português como língua não materna (PLNM), apresentam-nos um novo instrumento de trabalho, que deverá ser utilizado tanto por estudantes que não tenham o português como língua materna como por professores em aulas cujo público tenha também este perfil. Com revisão científica de Paulo Feytor Pinto, esta gramática, completa e de fácil consulta, foi elaborada de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), e destina-se a estudantes com nível de proficiência A1 e A2.

A sua estrutura compreende quatro grandes capítulos: «Do som à escrita», que engloba subcapítulos relacionados com a oralidade, oralidade e escrita e escrita; «A palavra», que aborda a palavra como unidade de sentido, classes e formações de palavras, nome, adjetivo, pronome, determinante e quantificador, verbo, advérbio, preposição, conjunção e...

Políticas Linguísticas em Português
Por Paulo Feytor Pinto, Sílvia Melo-Pfeifer

Mais de quarenta anos depois das independências dos países africanos de língua portuguesa, é tempo de balanço. Balanço de tudo. O livro Políticas Linguísticas em Português, coordenado por Paulo Feytor Pinto e Sílvia Melo-Pfeifer integra os mais variados estudos sobre uma grande diversidade de matérias na especificidade do português, variante europeia, e nas variantes de cada um dos territórios onde vive e contribui para a unidade nacional dos PALOP e do Brasil.

Uma reunião de onze textos originais da autoria de catorze especialistas: de modo diferenciado, de acordo com as especificidades dos contextos e as opções dos autores, os contributos abordam tópicos como a história social da diversidade linguística do país ou território em análise; as representações sociais; os estatutos e papéis da língua portuguesa e das outras línguas presentes; as práticas e ideologias linguísticas; e, naturalmente, a política linguística explícita, nos domínios do estatuto, do corpus e da educação. 

A obra começa com o investigador brasileiro Marcos Bagno, "Duas línguas, quantas políticas?" que defende a tese da existência de «dois sistemas linguísticos e, portanto, duas línguas». Enuncia de seguida determinados aspetos que pretendem dar corpo à sua conhecida polémica tese. Por exemplo, os fenómenos fonéticos exclusivos do português europeu e al...