Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
A língua portuguesa e o desfile<br>na Avenida da Liberdade
Os 50 anos do 25 Abril

«É difícil não interpretar o desfile na Avenida da Liberdade [em 25 de abril de 2024] como uma metáfora do caminho percorrido pela língua portuguesa nos últimos 50 anos, tantos são os pontos que um e outra têm em comum!» – considera a linguista e professora universitária Margarita Correia, que se refere ao significado também linguístico da comemoração popular do 25 de Abril de 1975, em Lisboa, nesta crónica publicada no Diário de Notícias em 29 de abril de 2024.

 

 

A poética da língua guineense
Veículo de cultura e a idiossincrasia de um povo

«Se uma língua é veículo de cultura, também o é do carácter de um povo, da sua idiossincrasia»  — escreve neste artigo a professora Arlinda Mártires sobre a Guiné-Bissau e a sua língua nacional, a propósito da viagem feita ao país de Amílcar Cabral, onde viveu durante cinco anos (1993-98) como leitora de Português.

Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

<i>Tráfego</i> e <i>Tráfico</i>
Palavras com sentidos semelhantes

Este apontamento, a consultora Inês Gama aborda as diferenças entre as palavras tráfego e tráfico.

(Apontamento transmitido  no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 28/04/2024)

A falta de qualidade da aprendizagem dos alunos
Que soluções?

«[A] taxa de transição de 97% dos alunos do Ensino Básico [...] não responsabiliza nem alunos, nem pais, nem professores e compromete negativamente a aprendizagem, sobretudo a dos alunos com mais fragilidades.» – sustenta a professora Maria Regina Rocha (Escola Secundária José Falcão e Escola Superior de Educação de Coimbra), criticando a situação do Ensino Básico em Portugal e propondo duas soluções, neste artigo de opinião publicado no jornal Observador, em 24 de abril de 2024, e aqui transcrito com a devida vénia. Mantém-se a ortografia de 1945, conforme o original.

 

50 palavras nos 50 anos do 25 de Abril em Portugal
Modismos e, também, usos escusadamente erróneos

Descolonização, militância, reforma agrária, retornado ou saneamentos foram, entre tantas outras, as novas palavras e expressões mais marcantes da primeira década da restauração da democracia em Portugal e decorrentes de toda uma realidade sociopolítica diametralmente oposta ao que se vivera até então. 50 anos transcorridos, o que vai prevalecendo atualmente no espaço político-mediático nacional são mais os modismos e... alguns (escusados) tropeções gramaticais.

O jornalista José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, faz um balanço dos usos lexicais que refletiram modas e momentos críticos do meio século de democracia em Portugal.

 

Viva a liberdade!
Considerações sobre o conceito mais famoso do 25 de Abril

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a consultora Inês Gama reflete, neste apontamento, sobre os sentidos da palavra liberdade.

<b>Vacilar</b> na escrita televisiva
A importância da precisão ortográfica

Se é importante a precisão linguística na comunicação, a verdade é que isso nem sempre acontece. Partindo do exemplo de uma transmissão da RTP, em que o verbo vacilar foi incorretamente grafado como "vassilar", a consultora Sara Mourato refere neste texto a origem de uma confusão gráfica muito comum na língua portuguesa. 

Ponto final: só serve para finalizar?
As utilidades de um sinal (I)

«Você pode até pensar que a multiplicação desse sinal é coisa moderna, especialmente na escrita jornalística e publicitária. Ocorre, porém, que escritores mais antigos também souberam empregar o ponto final e períodos breves para causar certos efeitos no texto.»

O revisor brasileiro Gabriel Lago identifica quatro usos expressivos do ponto final, num apontamento publicado em 20 de abril de 2024 no mural Língua e Tradição, no Facebook, e aqui transcrito com a devida vénia.

Luís e Bárbara
500 anos de Camões

«Camões [...] partilha com Vergílio uma sensibilidade especial. E o seu poema dedicado a Bárbara segue a defesa vergiliana da beleza negra.
Ora, esta declaração de amor por uma mulher negra mexeu com as ideias feitas e com os preconceitos dos estudiosos de Camões.»

Artigo que faz parte de uma série que o professor universitário, classicista e escritor Frederico Lourenço dedica aos 500 anos do nascimento de Camões, no mural no Facebook. O presente texto, publicado em 21 de abril de 2024, diz respeito a um poema camoniano que contraria o estereótipo literário da beleza feminina branca e loira.

<i>Amigo</i>
Flexões em grau e classe de pertença

Por que razão não é correto dizer-se «Ele é amicíssimo meu»? Esta é a dúvida que a professora Carla Marques esclarece esta semana.

(Apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 21 de abril de 2024)