ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Ensino] - PLE

Tempo e diversão da escrita em PLE

Ana Martins*

Nas aulas de Português Língua Estrangeira da Ciberescola há uma competência que é visada logo após os primeiros seis meses de iniciação à língua: a escrita de pequenos textos. O esforço aplicado num trabalho de escrita numa língua estrangeira é pesado, por vezes, penoso, mas compensa – e muito. A escrita, ao contrário da fala, dá tempo ao emissor. Tempo para confirmar o significado e a forma de palavras (novas ou não); tempo para refletir sobre as estruturas gramaticais que distanciam o português da língua materna do aluno; tempo para pensar na arquitetura do texto. Depois, vem a correção do professor – que é então o pretexto ideal para a revisão do léxico, da gramática, do estilo, da ortografia, dos idioletos. Pura diversão, afinal!

Mas como, para escrever, o aluno tem de escrever sobre alguma coisa, o interesse da atividade aumenta quando, não raro, o tema escolhido é atual, pertinente e, enfim, cumprindo um propósito comunicacional real (que não apenas o artificialmente fixado para efeitos de aprendizagem da língua).

É neste contexto que gostaríamos de divulgar um texto de um aluno de nível A1, sobre o absurdo sistema de pagamento de portagens nas autoestradas portuguesas (ou a ausência dele) com que brindamos os condutores estrangeiros.

Aqui está: "As autoestradas em Portugal" (blogue da Ciberescola da Língua Portuguesa)

23/02/2015

Sobre a autora

* Ana Martins é linguista, consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, responsável da Ciberescola da Língua Portuguesa. Autora de A Textualização da Viagem: Relato vs. Enunciação, Uma Abordagem Enunciativa (2010), Gramática Aplicada - Língua Portuguesa - 3.º Ciclo do Ensino Básico (2011) e de versões adaptadas de clássicos da literatura portuguesa para aprendentes de Português-Língua Estrangeira.

Enviar:

Ensino

Questões relativas ao ensino do português língua materna/língua estrangeira.

Latim a remar contra a maré
Portugal e o latim
Comunicado do Instituto de Avaliação Educativa português
Erros ortográficos devido ao uso da antiga grafia
chegarão no máximo a 0,5 por cento na avaliação do 12.º ano
Que visão sobre o ensino da língua?
Tempo e diversão da escrita em PLE
O papel do professor no ensino via Internet
Como vamos de português… básico?
O britânico que queria libertar Camões
Funções gramaticais
Ciberescola participa na conferência internacional
Português Língua Não Materna no Sistema Educativo

Temas

Acordo Ortográfico

Aprendizagem colaborativa/Tandem Learning

Controvérsias

Enino das línguas clássicas

Ensino das literaturas de língua portuguesa

Ensino de línguas estrangeiras

Exames Nacionais 2008

Exames Nacionais 2009

Jogos e passatempos

Notícias

Notícias em inglês/News in English

Novos Programas

PLE

Tecnologias da informação no ensino

Vídeos



Autores

Abílio Louro de Carvalho

Alina Villalva

Ana Martins

António Barreto

António J. Lavouras Lopes

Baptista-Bastos

Carlos Reis

Catarina Espírito Santo

Elsa Resende

Elsa Rodrigues dos Santos

Evanildo Bechara

Fernando dos Santos Neves

Helena Buescu,José Morais,Maria Regina Rocha,Violante F. Magalhães

Inês Pedrosa

João Vaz

João Costa

Jorge Miranda

Jorge Morais Barbosa

José Manuel Fernandes

Manuel António Pina

Manuel Carvalho

Maria Filomena Mónica

Maria Regina Rocha

Raquel Ribeiro

Renato Borges de Sousa

Rita Ciotta Neves

Rui Tavares

Sónia Valente Rodrigues

Susana Marta Pereira

Vários

Vasco Graça Moura

Wilton Fonseca


Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos