Apresentação da obra Les mots diversement rangés. Grammaire Systématique du Portugais, de R. A. Lawton, com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra.
A Revista Leia Escola, uma publicação da Universidade Federal de Campina Grande, dedica o seu volume 23 (número 4) aos géneros textuais, em especial à entrevista. Esta edição conta com a organização de Hérica Lima, Ewerton Luna e Fatiha Parahyba, da Universidade de Pernambuco.
Um Dedo Borrado de Tinta é uma obra da autoria de Catarina Gomes, editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em fevereiro de 2024, e narra a história de alguns habitantes da freguesia do Casteleiro que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever.
Um livro eletrónico que explora as relações históricas galego-portuguesas numa perspetiva brasileira e que é resultado de um projeto desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Santiago de Compostela.
Sem Dúvidas a Português, da autoria da professora Lúcia Vaz Pedro — escreve nesta recensão* a também docente de Português Arlinda Mártires —, «veicula o conhecimento explícito da língua, através de uma linguagem acessível, ilustrada com exemplos pertinentes, para a cabal compreensão da leitura e da escrita» especialmente dirigido a alunos mais avessos em ler, interpretar e escrever.
*Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.
Um conjunto de nove estudos dedicados à filologia e à crítica textual com coordenação de Ângela Correia e Carlota Pimenta, investigadoras do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
O número 60-61 da revista Palavras, da Associação de Professores de Português, foi editado por Carla Marques e é dedicado ao ensino da oralidade.
A obra Português de Angola: Fonologia, Sintaxe e Lexicografia resulta das atividades de pesquisa realizadas pelo Projeto VAPA (Variedade do Português de Angola), criado em 2015 na Escola Superior Pedagógica de Bengo, em Angola.
Apresenta-se a obra Gramática do Português Europeu, publicada pelas Edições Colibri e da autoria do professor Vítor Barros, que faz uma abordagem bastante completa e acessível das características da língua portuguesa que se fala e escreve em Portugal.
A obra Da didática de língua(s) ao seu ensino (Pontes Editores), organizado por Luciana Graça, Matilde Gonçalves, Luzia Bueno e Eliane Lousada, investigadoras portuguesas e brasileiras, reúne um conjunto alargado de artigos que constituem estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz, docente na Universidade de Genebra e importante investigador na área da didática das línguas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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