ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

Prontuário – Erros Corrigidos de Português (6.ª edição)

D´Silvas Filho

Texto Editores, 2012

Novidades desta 6.ª edição da obra de D´Silvas Filho, em relação à anterior (a 1.ª data de 1994):

• O livro foi todo adaptado ao Acordo Ortográfico, embora no capítulo "Vocabulário Fundamental" esteja indicada também a grafia que vigorava na norma anterior, permitindo assim que esta seja também uma obra de consulta para quem deseja continuar a escrever na antiga norma durante o período de moratória em Portugal (até 2015).

• Inclui, na parte do capítulo "Glossário dos Erros Corrigidos", as regras tradicionais da gramática em notas simplificadas de pé de página, permitindo, assim, uma mais imediata consulta.

• O capítulo "Regras Ortográficas" é dedicado fundamentalmente ao Acordo Ortográfico – sendo que as normas se apresentam para facilitar uma consulta separada e minuciosa sobre o que (não) muda em relação à norma de 1945.

• No último capítulo, intitulado "Parecer sobre o Vocabulário Fundamental", o autor explana as suas divergências quanto ao que considera «soluções incoerentes» acolhidas no Acordo Ortográfico de 1990 – com as respetivas propostas que sugere «para o aperfeiçoamento»  do texto final da nova reforma ortográfica do português, tendo em vista a elaboração em curso do Vocabulário Comum.

J.M.C.

[Montra de Livros]

Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.)

Gramática Descomplicada
Dicionário Global da Língua Portuguesa – Autoexplicativo com exemplos contextualizados
A Língua Portuguesa
(Teoria. Aplicação e Investigação)
A Medicina na Voz do Povo
Dicionário de Insultos
Lugares e Palavras do Porto
Prontuário – Erros Corrigidos de Português (6.ª edição)
Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa
Gramática do Português
Dicionário de Falares do Alentejo (3.ª edição)



Todos os livros

Ciber Escola Ciber Cursos