ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

Dicionário de Insultos

Sérgio Luís de Carvalho

Planeta Manuscrito, 2014


   Com o Dicionário de Insultos, o historiador Sérgio Luís de Carvalho visa reunir, como anuncia a capa do livro, «estranhas origens e bizarras histórias» à volta de 500 insultos. Nesta obra, que prima pela originalidade, podemos encontrar os mais variados insultos e expressões injuriosas que fazem parte do património e, essencialmente, da expressividade da língua portuguesa.

Quem nunca chamou «gandulo» a um «jovem mal comportado» ou «matulão» a uma «pessoa desajeitada e grande»? Quem nunca «deu o braço a torcer» depois de ser teimoso ou fez um «bicho-de-sete-cabeças» em determinada situação complicada? Estes são exemplos de conhecidas expressões, umas injuriosas, outras jocosas, que compõem o dicionário. No entanto, além de insultos e expressões mais convencionais, os mais curiosos podem encontrar no dicionário outros termos talvez mais estranhos. Assim, alguém pode sentir-se insultado se lhe chamarmos «draconiano», ou seja, «alguém que toma medidas demasiado rígidas, demasiado radicais e extremistas»; pouco cortês é certamente «azêmola», aplicado a gente rude e ignorante; e que dizer de «sevandija»,  designação de «pessoa que explora outro de quem vive às custas»?

Se considera que insultar bem é uma arte, não seja «mandrião» e consulte o dicionário que aqui falamos. Aprenderá, certamente, «apodos, epítetos, apóstrofes, desconsiderações, achincalhamentos, verrinas, ofensas e outros modos de apoucar quem nos azucrina» (cf. capa do livro).

S. M.

[Montra de Livros]

Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.)

Gramática Descomplicada
Dicionário Global da Língua Portuguesa – Autoexplicativo com exemplos contextualizados
A Língua Portuguesa
(Teoria. Aplicação e Investigação)
A Medicina na Voz do Povo
Dicionário de Insultos
Lugares e Palavras do Porto
Prontuário – Erros Corrigidos de Português (6.ª edição)
Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa
Gramática do Português
Dicionário de Falares do Alentejo (3.ª edição)



Todos os livros

Ciber Escola Ciber Cursos