Os primeiros resultados do Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa foram apresentados em CD-ROM, em Lisboa. Este projecto, que começou em 2003 e terminará em 2007, tem a participação do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), do Ministério de Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), e da Fundação Calouste Gulbenkian. A equipa do projecto, cuja coordenadora geral é a Prof. Dr.ª Maria Helena Mira Mateus (ILTEC e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), pretende, como explica o texto de apresentação, «conhecer com rigor, e tratar adequadamente, a diversidade linguística» das escolas do ensino básico (1.º e 2.º ciclos) em Portugal.
O desenvolvimento do projecto abrange boa parte dos concelhos da área metropolitana de Lisboa (Almada, Amadora, Barreiro, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Seixal e Sintra) e passará pela constituição de um corpus de produções orais e escritas de alunos falantes das línguas mais representadas nesses concelhos – a saber, o crioulo de Cabo Verde, o mandarim, o guzerate e o ucraniano. Os dados recolhidos permitirão a análise de aspectos linguísticos e sociolinguísticos, designadamente, ao nível da identificação de tipos de dificuldades. Será elaborado um documento final sobre as estratégias capazes de melhorar a competência em língua portuguesa de alunos falantes de outras línguas maternas, seguindo-se acções de formação destinadas aos professores do ensino básico ligados ao projecto.