ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Retificar vs. ratificar

[Pergunta] Antes de mais, gostaria de elogiar a utilidade deste vosso projecto, que me tem ajudado bastante ao longo dos anos em que tenho vindo a estudar.

[Uma questão], que espero que me possam esclarecer: retificar e ratificar são, indiscutivelmente, palavras antónimas, ou há a possibilidade de se considerar que não o são?

Obrigado, antecipadamente, pela vossa resposta.

Nuno Fernandes :: Estudante :: Lisboa, Portugal

[Resposta] Retificar (ou, em Portugal, rectificar, antes do novo acordo ortográfico) e ratificar são mesmo palavras diferentes, mas não propriamente antónimas, porque os seus significados não são opostos nem contrários; digamos que não significam a mesma coisa e, por isso, são simplesmente contrastantes. Segundo o Dicionário Houaiss, estes verbos têm sentidos e etimologias diferentes:

(1) retificar: «emendar, corrigir»; «radical do latim rectus, a, um, "regido, governado, direito, reto, direto" + -i- + -ficar»;

(2) ratificar: «confirmar, validar»; «latim medieval ratificare, do radical de ratum, supino de reor, reris, ratus sum, reri, "contar, calcular" [...].»

Carlos Rocha :: 22/03/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos