ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Régie

[Pergunta] Há alguns dias, ao encontrar a palavra régie escrita, pareceu-me que o acento gráfico estava a mais, uma vez que, habitualmente, ouvimos a palavra tendo -gie como sílaba tónica. Verifiquei que a forma com acento aparece nos dicionários que consultei. Por que razão isto acontece? Pronunciamos mal a palavra? É por ser uma palavra francesa? Se sim, não deveria aparecer sempre em itálico?

André Brandão :: Professor :: Anadia, Portugal

[Resposta] A palavra régie – geralmente usada no sentido de «cabina ou local para controlo técnico de uma emissão de televisão ou rádio ou de um espetáculo» (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa) – é francesa e mantém a grafia dessa origem. Como é típico dos vocábulos franceses, é uma palavra aguda, ou seja, com acento tónico (fonético) na última sílaba, soando como "regi". Mas note-se que, em francês, o acento gráfico agudo não marca intensidade (como, em português), mas, sim, timbre (fechado) da vogal. Sendo assim, a palavra deveria aparecer em itálico ou entre aspas, a menos que se opte por a adaptar ao português, criando a forma "regi", não atestada.

Carlos Rocha :: 25/03/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos