ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

«A curto prazo» (Portugal) = «no curto prazo (Brasil)

[Pergunta] Prezados companheiros do Ciberdúvidas, estou com uma dúvida no que se refere ao emprego da preposição/locução prepositiva na seguinte frase:

«SP precisa reduzir consumo de água no curto prazo, diz secretário.»

Ou

«SP precisa reduzir consumo de água a curto prazo, diz secretário.»

Correto seria «no curto prazo» ou «a curto prazo», e por quê? Esta última locução, «a curto prazo», é usada e indicada para uso pelo gramático Celso Pedro Luft em sua obra Grande Manual de Ortografia Globo.

Obrigado.

Paulo Alexandre Rocha Teixeira :: Revisor de textos :: São Paulo, Brasil

[Resposta] Em Portugal, usamos «a curto prazo», e não «no curto prazo». Já no português do Brasil, as fontes a que tenho acesso – Dicionário Houaiss e Dicionário UNESP do Português Contemporâneo – registam a locução só sob a forma «a curto/longo prazo», confirmando assim a informação recolhida pelo consulente. No entanto, verificamos que os media brasileiros (ou «a mídia brasileira») preferem «no curto prazo», o que me leva a crer que esta forma se impôs pelo uso e não pode ser considerada incorreta.* Mesmo assim, recomendo «a curto prazo», por ter mais tradição.

*Uma pesquisa feita no Corpus do Português, de Mark Davies e Michael Ferreira, permite confirmar que a variante «no curto prazo» se usa maioritariamente em textos brasileiros (dados recolhidos pelo consultor Luciano Eduardo de Oliveira): 44 ocorrências, contra apenas 4 de textos do português de Portugal. Há ainda outra variante, «em curto prazo» (11 ocorrências), apenas associada a textos do português do Brasil. A forma que aqui se recomenda, «a curto prazo», figura tanto em textos brasileiros como em textos de Portugal .

Carlos Rocha :: 27/03/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos