ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

«No espaço de um mês»

[Pergunta] Será correto dizer «no espaço de um mês», misturando espaço e tempo?  Como sabemos "espaço" mede-se em metros, quilómetros, hectares ou metros cúbicos, conforme estejamos em uma dimensão em 2 ou em 3. Tempo, esse, avalia-se em segundos, anos, séculos.

Manuel Couto :: Engenheiro :: Lisboa, Portugal

[Resposta] Nas línguas naturais, o tempo costuma ser interpretado metaforicamente como espaço, o que permite legitimar a expressão «no espaço de um mês». Este uso encontra-se em português, pelo menos, desde o século XVI; e, no século XIX, Almeida Garrett não o rejeitava ao escrever em Viagens na Minha Terra (citado pelo Corpus do Português, de Mike Davies e Michael Ferreira): «Naquele mesmo camarim junto à devota relíquia se conservaram, por espaço de cinco ou seis anos, se bem me recordo do que o bom do pároco nos contou, os restos mortais da senhora infanta D. Maria da Assunção, que falecera em Santarém nos últimos meses da ocupação daquela vila pelas forças realistas.»

Mesmo assim, os mais ciosos da coerência da expressão e da sua congruência com a realidade poderão sempre usar outras expressões: «no intervalo de um mês», «no período de um mês».

Carlos Rocha :: 15/04/2015

Textos Relacionados

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos