ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Marisqueio e mariscagem

[Pergunta] É sempre com grande prazer que agradeço o vosso excelente e útil trabalho, que uso frequentemente.

Consultei dois dicionários e não encontrei a palavra "marisqueio", que costumo usar com o significado de «atividade de captura ou apanha de marisco». Também não encontrei uma palavra que a pudesse substituir (por exemplo, "mariscagem"), pelo que peço a vossa ajuda para a encontrar.

João Castro :: Biólogo :: Sines, Portugal

[Resposta] Na verdade, que se conheça, nenhum dicionário ou vocabulário regista as palavras "marisqueio” e “mariscagem”, com o significado referido («atividade de captura ou apanha de marisco») – embora, no primeiro caso, até já exista na Ria Formosa (Algarve, Portugal) o chamado Observatório da Moluscicultura e Marisqueio1. É bem provável que a palavra surja em português por adaptação da forma marisqueo empregada quer em castelhano quer em galego como derivado de um verbo, mariscar, ou seja, o mesmo que mariscar, «apanhar ou andar à procura de marisco».

Observe-se que, em português, os substantivos terminados em -eio são geralmente derivados de verbos acabados em -ear2,  o que poderá levar a considerar que marisqueio é forma anómala, porque pressupõe a palavra não atestada *"marisquear", e não o atestado mariscar. Mesmo assim, é vocábulo que, em Portugal, a língua adaptou sem dificuldade e que entrou no uso, razões que permitem aceitá-lo como legítimo. Não obstante, uma consulta de páginas da Internet relacionadas com o Brasil revela que, neste país, se prefere o termo mariscagem, termo bem formado e, portanto, correto.

Devidamente atestados estão, entretanto, as seguintes palavras derivadas de marisco: mariscada («refeição preparada com diferentes tipos de marisco»), o já referido verbo mariscar («apanhar ou andar à procura de marisco»), marisqueira («o estabelecimento onde se vendem marisco», mas também «o restaurante onde eles se comem»), marisqueiro ou mariscador («aquele que apanha marisco»).

1 Os dicionários não conseguem abranger todas as palavras em uso, pelo que é natural que muitos neologismos e termos especializados fiquem excluídos. Como se depreende pela sua ausência dos dicionários, mesmo dos mais recentes, parece ser este o caso de marisqueio e mariscagem. Sobre os dicionários, ler Margarita Correia, "Os dicionários de língua".

2  Exemplos: bloquear/bloqueio; rechear/recheio; sortear/sorteio.

Carlos Rocha/José Mário Costa :: 29/04/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos