ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

O significado de arramar

[Pergunta] Ouvi hoje um termo que já não ouvia há muito tempo: «arramar» com o significado de  «parar de chover»!

Ligeirinho, procurei  na net alguma informação  e não encontrei  qualquer significado que se aplicasse a este sentido! Podem dar-me alguma informação sobre o fundamento para este verbo ter este significado?!

Grato pela atenção, aproveito para vos felicitar pelo excelente trabalho que têm vindo a  produzir em prol da nossa língua!

​Obrigado​.

Tomé Namora :: Transitário :: Porto, Portugal

[Resposta] Encontro registado o verbo arramar com o significado de «espalhar a rama» ou, de modo mais genérico, no sentido de «dispersar-se, espalhar-se» (José Pedro Machado, Grande Dicionário da Língua Portuguesa). A. M. Pires Cabral, em Língua Charra (Editora Âncora, 2013), regista, como regionalismo de Trás-os-Montes, a forma arramar com os significados de «derramar, verter (um líquido); espalhar (estrume, cinza, etc.)» e «espalhar as nuvens», ou, mais especificamente, «levar a trovoada para longe». Esta última aceção está também atestada no Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português. Arramar é também conhecido nos dialetos galegos, conforme se regista no Dicionário Eletrónico Estraviz, no qual o verbo, além de significar «afastar» e «espalhar», também se usa como o mesmo que «escampar», isto é, «parar de chover».

Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as suas palavras finais.

Carlos Rocha :: 06/05/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos