ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Associação de duas preposições: «por sob»

[Pergunta] Gostaria de saber quais as situações em que devemos empregar a preposição «por sobre», e se o correspondente «por sob» existe, se está em uso ou se é aceitável.

Muito obrigado.

Luís Marques :: Tradutor :: Lisboa, Portugal

[Resposta] As sequências «por sobre» e «por sob» não são preposições, mas, sim, pares de preposições. Com «por sobre», pretende-se marcar a noção de «por cima de um objeto ou de uma superfície, ao longo de toda a sua extensão». Depreende-se que «por sob» signifique «por debaixo de um objeto ou da sua superfície».

A associação de por a sob poderá ser mais rara que «por sobre», porque sob não é preposição com grande frequência, até porque é praticamente parónima de sobre. Contudo, é uma associação de preposições possível e legítima em certos contextos, ocorrendo já em textos menos recentes: «E pela vez primeira, depois de cinquenta anos de aridez, uma lágrima breve escorregou no carão da Titi, POR SOB os seus óculos sombrios» (Eça de Queirós, A Relíquia, in Corpus do Português, de Mark Davies e Michael Ferreira).

Carlos Rocha :: 14/05/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos