ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Particularidades do verbo correr

[Pergunta] Na frase «Tudo correu muito bem», «muito bem» que função sintática desempenha na frase? Complemento oblíquo? Predicativo do sujeito?

Obrigada pela atenção e parabéns pelo vosso trabalho!

 

Maria Rodrigues :: Estudante :: Porto, Portugal

[Resposta] O verbo correr, no sentido de «passar», «decorrer», tem um comportamento igual ao de portar-se, que seleciona obrigatoriamente um advérbio (como em 1) ou grupo preposicional (uma expressão introduzida por preposição como em 2):

1 – «Ele portou-se bem/de maneira impecável.«

2 – «O exame correu bem/sem problemas.«

O verbo correr junta-se, portanto, a um pequeno grupo de verbos que têm a particularidade de serem usados obrigatoriamente com um advérbio ou grupo prepocional. A Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 1187) refere-se a esta subclasse verbal como um grupo muito peculiar:

«[...] [A]ssinale-se a existência de um pequeno grupo de verbos, incluindo cheirar, (com)portar-se, funcionar, sentir-se e vestir(-se), os quais selecionam um constituinte com valor semântico de modo, que pode ser estruturalmente um advérbio, um sintagma preposicional ou uma oração relativa de modo introduzida pelo advérbio relativo como:

(80) a. Alguns advérbios funcionam como complementos selecionados.
         b. Os meus alunos portam-se de uma forma horrível.
         c. A flor cheira bem.
         d. A Maria sentiu-se/veste(-se) assim-assim.

Embora este constituintes tenham uma estrutura e uma interpretação semântica de adjunto adverbial, são, no entanto, obrigatórios com estes verbos (cf. *alguns advérbios funcionam, *os meus alunos portam-se, *a flor cheira, *a Maria sente-se/veste-se), o que os torna semelhantes, nesse aspeto, a um complemento. Contudo, é importante notar que estes constituintes, ainda que selecionados pelos verbos em questão, não correspondem a qualquer participante na situação descrita; logo, não são realmente argumentos – nem, por conseguinte, complementos – do verbo [...].»*

*Nesta passagem, o termo «adjunto adverbial» significa o mesmo que modificador.

Carlos Rocha :: 20/05/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos