ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Horizontalismo (calão de Portugal)

[Pergunta] Há dias consultei o dicionário online da Priberam. A palavra do dia era horizontalismo [s. m.] e eram apresentados três significados, sendo que o terceiro, de carácter informal era «atividade de prostituta. = Meretrício».

Uma vez que nunca ouvi/li a palavra com este significado, indaguei junto de outras pessoas, portuguesas e brasileiras, se conheciam o termo com este significado, mas todos me disseram que não conheciam.

A questão que coloco é: qual a origem do termo com este significado informal indicado no referido dicionário.

Obrigada.

Marta Botelho :: Advogada :: Póvoa de Varzim, Portugal

[Resposta] A palavra horizontalismo está registada na aceção em causa no Novo Dicionário de Calão (Lisboa, Casa das Letras, 2005), de Afonso Praça, no qual se observa o seguinte: «Horizontalismo – Diz-se das prostitutas finas. ["(...) tratar por tu o alto horizontalismo do Largo de São Carlos (...), Fialho de Almeida, Vida Irónica].»

O termo é, portanto, sarcástico e eufemístico (dado a prostituição e atividade sexual serem tabus), mas atualmente parece não ter uso.

Carlos Rocha :: 25/05/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos