ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Confrádico

[Pergunta] Existindo as palavras confrade e confraria, por que razão não é reconhecida a palavra "confrádico", para designar o movimento das confrarias? É uma palavra muito em uso naquele mundo associativo, como: «saudações confrádicas» ou «movimento confrádico».

Obrigado pela atenção.

Ivo Caldeira :: Funcionário público :: Porto, Portugal

[Resposta] A forma confrádico não se encontra dicionarizada, mas não encontro razão para a rejeitar, porque é um adjetivo constituído de acordo com os padrões morfológicos do português. O dicionário da Porto Editora, na Infopédia, e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa – elaborados em Portugal – não o acolhem, mas também não acho aí registado um adjetivo relacionado com confraria ou confrade. O Dicionário Houaiss (1.ª edição brasileira) também não o inclui, mas apresenta confraternal na aceção de «relativo a confrade» (os dicionários portugueses consultados não registam confraternal nesta aceção). Dado que confraternal pode associar-se a fraternal, considero, portanto, natural que se tenha criado espontaneamente a forma confrádico, que me parece aceitável.

Carlos Rocha :: 29/05/2015

[Léxico]
Eco-hidrologia
O neologismo técnico utência
Trecho e troço
O significado de fiada (Trás-os-Montes)
«Creme refirmante»
«Sumo sacerdote» e sumo-sacerdotal
A sintaxe do substantivo sombra
Confrádico
A pronúncia de espectador/espetador e expectativa/expetativa
Horizontalismo (calão de Portugal)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos