ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.



Consultores

A. Tavares Louro, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.
Alexandra Soares, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português.
Alípio de Freitas, jornalista; professor universitário.
Amílcar Caffé, jornalista, mestre em Literaturas Modernas.
Ana Campelos, advogada; formadora, especialista em Prática Forense.
Ana Carina Prokopyshyn, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Linguística Geral pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é atualmente professora de Língua e Cultura Russas e de Tópicos de Literatura Eslava. Membro da direção da CompaRes – Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos.
Ana Martins, doutora em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (ver artigos).
Ana Rita B. Guilherme, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas-Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Letras de Lisboa; mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Anaísa Gordino, licenciada pela Universidade Nova de Lisboa em Línguas e Literaturas Modernas, major em Estudos Portugueses e Franceses e minor em Linguística.
Ângela Costa, bolseira de Doutoramento da Universidade Nova de Lisboa; Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e do L2F - Laboratório de sistemas de Língua Falada do INESC-ID. Ver CV aqui.
António Levy Gomes, médico especialista em neurologia pediátrica e neurofisiologia infantil, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa; docente universitário da cadeira de Pediatria.
Bárbara Nadais Gama, licenciada em Ensino de Português Língua Estrangeira, mestre em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Universidade do Porto e doutoranda em Didática de Línguas. Foi professora de Português no curso de Direito da Universidade Nacional Timor Lorosae- UNTL, no ano letivo de 2011-2012.
Carla Viana, licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Carlos Marinheiro, bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (ver artigos).
Carlos Rocha, licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Linguística pela mesma faculdade. Foi leitor do Instituto Camões na Universidade de Oxford e no King´s College de Londres. Professor do ensino secundário.
Conceição Saraiva, licenciada e Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora de PLE no Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da FLUL. Formadora certificada pelo IEFP.
Diamantino Antunes, doutorando em Linguística Portuguesa Descritiva, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP); mestre em Linguística Descritiva; assistente de linguística na FLUP (2002-2004); investigador do CLUP.
D´Silvas Filho, pseudónimo literário de um docente aposentado do ensino superior, com prolongada actividade pedagógica, cargos em órgãos de gestão e categoria final de professor coordenador deste mesmo ensino. Autor do livro Prontuário Universal — Erros Corrigidos de Português. Ver página pessoal.
Edite Prada, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; mestrado interdisciplinar em Estudos Portugueses, defendido na Universidade Aberta de Lisboa. Autora de A Produção do Contraste no Português Europeu.
Eliene Zlatkin, licenciada em Português-Literatura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com o mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ernesto Rodrigues, ficcionista, poeta, ensaísta e tradutor de ficção e poesia húngaras; professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Cultura Portuguesa, fez mestrado em Literatura Portuguesa e se licenciou em Filologia Românica.
Eunice Marta, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre (Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses) pela Universidade Aberta. Professora de Português e de Francês. Co-autora do Programa de Literaturas de Língua Portuguesa, para o 12.º ano de escolaridade em Portugal.
Eva Arim, licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do ILTEC.
Fernando dos Santos Neves, Doutor em Filosofia e em Ciências Sociais Aplicadas na especialidade de Pensamento Contemporâneo, primeiro reitor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa.
Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca (1922 - 2010), antigo decano dos professores do Colégio Militar, era sócio de Honra da Sociedade da Língua Portuguesa e da Academia Brasileira de Filologia; licenciado, com tese, em Filologia Românica, membro do Comité International Permanent des Linguistes e da Secção de História e Estudos Luso-Árabes da Sociedade de Geografia de Lisboa, distinguido com a Ordre des Palmes Académiques e autor de várias obras de referência.
Gonçalo Neves, tradutor de espanhol, francês, inglês, italiano e latim; especialista em Interlinguística, com obra publicada (poesia, contos, estudos linguísticos) em três línguas planeadas (ido, esperanto, interlíngua) em várias revistas estrangeiras; foi professor de Espanhol (curso de tradução) e Português para Estrangeiros no Instituto Espanhol de Línguas; trabalhou como lexicógrafo na Texto Editores; licenciado em fitopatologia pela Universidade Técnica de Lisboa.
Helena Couto Lopes, licenciada em Filosofia e em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos; mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva e doutorada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Helena Ventura, licenciada em Filologia Germânica, pós-graduação em Linguística. Autora, entre outras obras, do Guia Prático de Verbos com Preposições.
Ida Rebelo, doutora e mestre em Estudos da Linguagem, Descrição do Português para o Ensino de Português Língua Estrangeira, pelo Departamento de Letras, da PUC - Rio de Janeiro; licenciada em Letras Português-Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Isis Alves, jornalista e tradutora brasileira.
João Cabrita, doutorando em Filologia Francesa pela Universidade de Salamanca; Curso do Instituto Italiano, Língua e Literatura; Diplome des Hauts Études Françaises; tradutor de italiano e francês.
João Pinto e Castro (1950 - 2013), antigo professor convidado do Instituto Superior de Gestão e docente na Universidade do Algarve; autor do livro Comunicação de Marketing.
José Carlos Ferreira, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorado na mesma área pela Universidade de Toronto. Especializado em ginecologia, obstetrícia e genética médica. Presentemente é professor visitante no departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina 1 da Universidade de Medicina de Varsóvia.
José Manuel Matias, licenciado em História e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
José Neves Henriques (1916 - 2008), antigo professor do Colégio Militar, de Lisboa; foi membro do Conselho Científico e diretor do boletim da Sociedade da Língua Portuguesa; licenciado, com tese, em Filologia Clássica pela Universidade de Lisboa; foi autor de várias obras de referência, entre as quais Comunicação e Língua Portuguesa e A Regra, a Língua e a Norma (Básica Editora).
José Pedro Ferreira, Investigador do ILTEC, um dos coordenadores da equipa autora do Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), disponível no Portal da Língua Portuguesa.
Luciano Eduardo de Oliveira, poliglota, tradutor, professor de idiomas, formado em Letras na Unifac Faculdades Integradas de Botucatu.
Luís Filipe Cunha, Doutorado em linguística; investigador do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Luiz Fagundes Duarte, licenciado em Filologia Românica (1981), mestre em Linguística Portuguesa Histórica (1986), com doutoramento em Linguística Portuguesa/Crítica Textual (1990); professor associado, com agregação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Maarten Janssen, investigador de pós-doutoramento nas áreas de Linguística Computacional e de Léxico - ILTEC
Mafalda Antunes, licenciada, com mestrado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Margarita Correia, doutora em Linguística, professora da Faculdade de Letras de Lisboa e vice-presidente do Instituto de Linguística Teórica e Computacional ILTEC.
Maria do Rosário Laureano Santos, professora do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em Literatura Portuguesa dos sécs. XV e XVI; especialista em línguas e literaturas clássicas.
Maria João Matos, professora de Português do ensino secundário, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Maria Leonor Santa Bárbara, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; doutorada em Literatura Grega pela Faculdade de Letras de Lisboa; traduziu algumas obras sobre cultura grega.
Maria Regina Rocha, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde lecciona várias disciplinas na área da Língua Portuguesa.
Marta Pereira, licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestranda em Psicolinguística, professora de PLE.
Miguel Faria de Bastos, advogado; estudioso de Intelinguística (vg, Esperanto e Esperantologia).
Miguel Moiteiro Marques, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) pela Faculdade Letras da Universidade de Lisboa e mestrando em Língua e Cultura Portuguesa na mesma faculdade.
Nuno Carlos Almeida, licenciado em Linguística (com Ramo de Formação Educacional) e mestre em Língua e Cultura Portuguesas (especializado em Metodologia do Ensino do Português LE/L2) pela Universidade de Lisboa. Leitor de português na Universidade de Zadar, Croácia (desde 2011). Autor do livro Língua Portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania.
Nuno Carvalho, investigador do ILTEC; foi leitor de Português na Universidade de Oxford (2001-2003).
Paulo J. S. Barata, Licenciado em História, mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares; curso de especialização em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e curso de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo). Ver página pessoal.
Pedro Mateus, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa; mestrado em Literaturas Românicas, na área de especialização Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela mesma Faculdade.
Renato Borges de Sousa, licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra, presidente da Expolíngua-Portugal e da Associação de Escolas de PLE.
Rita Veloso, licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é doutoranda; docente nesta Faculdade de 1997 a 2014 e na ESEI Maria Ulrich desde setembro de 2014; investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa desde 1995; colaboradora da Comissão Organizadora da Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
Rogelio Ponce de León Romeo, licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Filologia da Universidad Complutense de Madrid; doutoramento pelo Departamento de Filologia Latina da mesma Universidade; Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Rúben Correia, licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa - Português Língua Estrangeira/Língua Segunda na referida. Prepara atualmente um doutoramento na mesma área.
Sandra Duarte Tavares, mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa e docente no Instituto Superior de Educação e Ciências. É formadora do Centro de Formação da RTP e colaboradora de dois programas radiofónicos de Língua Portuguesa: Jogo da Língua (Antena 1) e Pontapés na Gramática (Antena 3). É consultora linguística no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. É coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pontapés na Gramática, Assim é que é falar!, SOS da Língua Portuguesa, Quem tem medo da Língua Portuguesa? e autora do livro Os 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa [no prelo].
Sara Leite, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Doutoranda em Estudos Portugueses; mestrado em Estudos Anglo-Portugueses. Autora do livro Indicações Práticas para a Organização e Apresentação de Trabalhos Escritos e Comunicações Orais e co-autora dos livros SOS Língua Portuguesa e Quem Tem Medo da Língua Portuguesa.
Sara Mourato, licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestranda em Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2 na mesma faculdade. Realizou um estágio curricular no Instituto Camões e foi colaboradora no Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira em 2011.
Sónia Valente Rodrigues, doutoramento em Linguística pela Faculdade de Letras do Porto (FLUP), com a tese Estrutura e Funcionamento da Interacção Verbal Polémica; investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Soraia Valy Lourenço, licenciatura em Línguística (com Ramo de Formação Educacional) e mestrado em LCP- Metodologia de Ensino de PLE/PL2 pela Universidade de Lisboa. pós-graduação em Estudos Pós-Coloniais. Leitora do Instituto Camões, na Universidade de Zagreb, Croácia. É autora do livro Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste (2011) e de artigos na área do Ensino e Aprendizagem de PLE/PL2.
Susana Ramos, licenciada em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Ensino do PLE/L2 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi docente de Português L2/LE no Instituto Camões em Paris entre 2009 e 2010 e professora estagiária de PLE/L2 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 2010 e 2011.
Teresa Álvares (1946-2009), era licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, antiga professora de Língua Portuguesa e Francês.
Teresa Camacha Costa, professora assistente no Instituto Superior de Ciências da Educação, em Luanda. Mestre em Metodologia do Ensino do Português, Língua Estrangeira/ Língua Segunda, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutoranda em Linguística da Universidade Nova de Lisboa, na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.
Teresa Ferreira da Costa, advogada, licenciada pela Universidade Católica Portuguesa, na vertente de Ciências Jurídico-Forenses. especialista em Direito Civil, Laboral e da Saúde.

Fundadores João Carreira Bom e José Mário Costa
Coordenação editorial José Manuel Matias e José Mário Costa
Coordenador executivo Carlos Rocha
Colaboradores permanentes João Marinheiro Correia e Olímpio Marques
Revisão Rui Gouveia

 

Consultores

 

Ex-Colaboradores

Ciber Escola Ciber Cursos