ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A ortografia em foco
nos programas de rádio do Ciberdúvidas

oertografia1. Narcísico ou narcisista? E a diferença entre disfemismo, hipérbole e metáfora? E em que circunstâncias se usa a dupla negação? Estas perguntas, bem como outras sobre o que (não) muda com o novo acordo ortográfico, preenchem a emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 7 de Janeiro (às 13h15 na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15). No domingo, 9 de Janeiro, o programa Páginas de Português (às 17h00, na Antena 2) aborda um estudo que,  abrangendo 1500 alunos do 9.º ano de escolaridade, aponta para uma preocupante recorrência de erros na escrita do português, em especial no respeitante à acentuação — as explicações são do autor deste estudo, o professor Óscar de Sousa, do Instituto das Ciências da Educação da Universidade Lusófona. Na mesma emissão, inclui-se uma conversa com a linguista Perpétua Gonçalves, autora do livro A Génese do Português de Moçambique. Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet. 

presidenta2. A palavra presidenta, forma de feminino de presidente, embora controversa, reforça o seu uso em consequência da eleição de Dilma Rousseff para o cargo de chefe do Estado brasileiro — é uma das conclusões de um artigo em linha em O Nosso Idioma, reunindo os pareceres de três consultores do Ciberdúvidas. Na Antologia, recupera-se dos finais do século XVIII um texto em louvor da língua portuguesa, da autoria do poeta Francisco Dias Gomes (1745-1795).

3. As actualizações do consultório ficam interrompidas até finais de Janeiro a fim de permitir a reestruturação da plataforma onde se encontra alojado o Ciberdúvidas. Pede-se, por isso, aos consulentes que não enviem dúvidas, embora, para outros assuntos, continue disponível o nosso endereço electrónico. Entretanto, daremos conta, aqui e no Facebook, da colocação em linha de novos artigos nas outras rubricas (O Nosso Idioma, Pelourinho, Antologia, etc.), bem como de respostas a perguntas eventualmente por esclarecer. 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 06/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos