ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Carta a Sarkozy
devido à exclusão do português em França

francesa1. Conforme já noticiámos aqui, após 2012, a língua portuguesa vai ver-se excluída das provas de admissão às prestigiadas École Normale Supérieure e École Polytechnique. Em Portugal, já há reacções: deputados do Partido Socialista na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas enviaram uma carta em 6 de Janeiro, solicitando ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que intervenha, visto a supressão do português contrariar acordos bilaterais assinados em 2006. Na mesma carta, os deputados relevam a importância cultural e económica da língua portuguesa (é a sexta mais falada do mundo) e o facto de se tratar também do idioma de várias gerações de portugueses emigrados em França. O descontentamento sentido em Portugal é partilhado pela Association pour le Développement des Études Portugaises, Brésiliennes, d’Afrique et d’Asie Lusophones, com sede em Paris, que fez circular uma petição.

2. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata chama a atenção para mais um caso de falta de propriedade vocabular, quando erradamente se emprega exploração em vez de circulação para referir uma interrupção no serviço de metropolitano.

3. Até finais de Janeiro, as actualizações do consultório encontram-se interrompidas para permitir a reestruturação da plataforma onde se encontra alojado o Ciberdúvidas. Pede-se, por isso, aos consulentes que não enviem dúvidas, embora, para outros assuntos, continue disponível o nosso endereço electrónico. Entretanto, daremos conta, aqui e no Facebook, da colocação em linha de novos artigos nas outras rubricas (O Nosso Idioma, Pelourinho, Antologia, etc.) e de respostas a perguntas eventualmente por esclarecer.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos