ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Humor em português

rirA emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 14 de Janeiro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte à 9h15*), é dedicada à diferença entre o satírico, o pícaro, o irónico, o anedótico e o texto meramente trocista, como, por exemplo, as cantigas de escárnio e maldizer.

Segundo João Guimarães Rosa, a anedota, pela etimologia e pela finalidade, requer fechado ineditismo. «Uma anedota», escreveu o autor de Grande Sertão: Veredas, «é como um fósforo riscado: deflagrada, foi-se a serventia.» A língua portuguesa e o humor são igualmente o tema do Páginas de Português de domingo, dia 16 (às 17h00*, na Antena 2), preenchido com uma conversa cruzada entre o linguista brasileiro Sírio Possenti e o cronista e escritor português Rui Cardoso Martins, com referências a Machado de AssisCamilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Luandino Vieira, Mia Couto, Mário-Henrique Leiria, Mário CesarinyAlexandre O’Neill, entre outros autores lusófonos de todos os tempos.

Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

* Hora oficial de Portugal continental.


Na rubrica Montra de Livros, apresenta-se a edição de 2009 do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, actualizada conforme o Acordo Ortográfico de 1990.


A reestruturação do Ciberdúvidas obriga-nos a interromper as actualizações do consultório, mas, para outros assuntos que não dúvidas, temos disponível o nosso endereço electrónico. Assinalaremos também, aqui e no Facebook, a colocação em linha de novos artigos nas outras rubricas (O Nosso Idioma, Pelourinho, Antologia, etc.).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos