ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Em prol do prazer da escrita... e da língua portuguesa

1. Tendo como objectivos «estimular a consolidação de hábitos de leitura e escrita, promover a produção de originais de poesia e homenagear um grande vulto da poesia — Agostinho Gomes — do município de Oliveira de Azeméis, a Biblioteca do Município promove o XI Concurso de Poesia Agostinho Gomes, cujas candidaturas se encontram abertas até 31 de Maio. Para mais informações, dever-se-á aceder à página do Plano Nacional de Leitura ou à do Portal das Escolas.


lexicografia2. É digna de nota a publicação de Lexicografia Bilingue. A tradição dicionarística Português-Línguas Modernas, o terceiro volume da colecção «Dicionarística Portuguesa», da responsabilidade da equipa do Corpus Lexicográfico do Português, uma edição do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e da Universidade de Aveiro, uma fonte de recursos para os que encaram o estudo/conhecimento da língua com prazer e a que o público pode ter acesso através de http://www.fl.ul.pt/dlgr/dicionarios/bilingue/.

3. Os problemas da aplicação do novo Acordo Ortográfico (AO 90) em Moçambique serão tema de conversa com o respectivo ministro da Educação, Zeferino Martins, no programa Língua de Todos  (da próxima sexta-feira, dia 29, às 13h15*, na RDP África, com repetição no dia seguinte, às 9h15*).

VodafonePor sua vez, a emissão de Páginas de Português (no domingo, dia 1 de Maio, às 17h00, na Antena 2) debruçar-se-á sobre três realidades: a origem e o sentido das expressões «não há figos para ninguém» e «trabalhar como um mouro»; o apoio mecenático da Fundação Vodafone a mais de 60 projectos — num leque de áreas como o ambiente, a educação, a investigação científica até à língua portuguesa —, a propósito dos 10 anos da sua existência, em conversa com a sua presidente, Luísa Pestana; e, por último, a revelação da carta premiada do mês, em colaboração com os CTT – Correios de Portugal. Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

4. O léxico — das palavras de uso corrente (antiquíssimo = «muito antigo»; o  significado da palavra caligrafia) a outras do domínio específico de uma determinada área científica, como a da medicina («cirurgia da mão») —, a semântica (o significado do adjectivo novo antes e após o substantivo) e as concordâncias (do adjectivo com dois substantivos coordenados) dominam a actualização do consultório deste dia.

Encontra-se disponível no Facebook uma selecção de conteúdos do Ciberdúvidas.

5. Devido a problemas técnicos ainda não resolvidos, há já algum tempo que o Ciberdúvidas tem estado por vezes inacessível. Pedimos desculpas por esta situação, que esperamos solucionar o mais rapidamente possível.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/04/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos