ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Multinguismo: um valor de facto

Vale a pena retomar o tema do multilinguismo, atendendo a que, segundo o Eurobarómetro 243, de 2006, 58% da população portuguesa reconhece não saber falar qualquer língua estrangeira, e uma vez que estamos em face de um eventual ajustamento do currículo nacional do ensino básico em Portugal, mediante o qual a aprendizagem de uma segunda língua estrangeira pode passar a ser opcional.

Afinal, quais as vantagens para o cidadão comum de ser fluente em mais do que uma língua estrangeira? Alguns valores — caros — nos dias que correm são desencadeados por uma competência multilingue, como seja o emprego e a competitividade empresarial.

Mas também há a relevar que a «aprendizagem das línguas desenvolve a atenção, a percepção, a memória, a concentração, o pensamento teórico e o pensamento crítico, bem como a capacidade de resolver os problemas e de trabalhar em equipa» (EC, Final Report, High LevelGroup on Multilingualism, 2007, tradução livre).


Dossiê é a adaptação gráfica portuguesa para o galicismo dossier. Mas, como escrevemos dossier durante tanto tempo, a hesitação é natural. Porém, a fixação gráfica de fonias estrangeiras não pode ser levada a eito, sob pena de, paradoxalmente, as palavras ficarem irreconhecíveis. Imagine-se, a título de exemplo: "disaina", "djines", "luque", "leiaute", "toquechô", "frilance", "obi", "stendebai"...



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/11/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos