ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

«O génio da língua portuguesa»

«A faculdade que tem um povo de criar uma forma verbal aos seus sentimentos e pensamentos é que melhor revela o seu poder de carácter [...]. Se a nossa alma, em seu trabalho de exteriorização verbal, se condensou em formas de som articulado, em palavras gráfica e sonicamente originais, também nas obras dos nossos escritores e artistas autênticos se nota uma instintiva compreensão da vida, em perfeito acordo com o génio da língua portuguesa.» A frase tem a assinatura do poeta e filósofo português, defensor do Saudosismo, Teixeira de Pascoaes, um dos acérrimos opositores à reforma ortográfica de 1911, num texto publicado em O Nosso Idioma.


Meio século depois, uma nova reforma do português escrito divide igualmente os que a recusam e os que a seguem, já. É o caso do último jornal desportivo português (O Jogo), que ainda não tinha adotado o Acordo Ortográfico.


Como já foi referido anteriormente, o consultório do Ciberdúvidas volta a estar acessível no dia 27 de fevereiro. Ficam entretanto em linha mais respostas.



texto<BR/><BR/> descritivo da <br><br>imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos