ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Iniciativa da Vodafone para pessoas surdas e com deficiência auditiva
Língua Gestual Portuguesa incorporada nos telemóveis


Surdos e pessoas com deficiência auditiva passaram a poder utilizar o telemóvel em Portugal, graças a um serviço em Língua Gestual Portuguesa promovido pela Vodafone, pela primeira vez no país. Notícia mais desenvolvida aqui. Veja-se, também, o vídeo com a notícia do jornal "Público".


O discurso quotidiano vai dando novas formas à língua, alterando a ordem direta das frases e criando estruturas que enfatizem os aspetos que quer valorizar. É o caso invulgar do chamado que excessivo, que, tal como outros, obriga a novas análises das frases. Mas é pelo recurso à sintaxe — que «estuda a forma como as palavras se combinam para formar a unidade da frase» — que se verifica a correção ou a agramaticalidade de qualquer enunciado, assim como a relação de complementaridade entre os seus constituintes, levando-nos a uma atenção redobrada com a precisão da respetiva classificação (sujeito simples, composto, nulo, indeterminado, expletivo...). No mesmo plano situa-se o tipo de processo sintático que liga as orações de uma frase (estrutura coordenativa ou subordinativa).

Não menos importante é o domínio da morfologia, em que cada classe de palavras determina não só o respetivo valor como condiciona o seu uso. Não é por acaso que o adjetivo trabalhador não é relacional, assim como o termo condizente é um adjetivo e, não, uma forma verbal.

Em que medida o Acordo Ortográfico de 1990 alterou o processo de translineação? Como se escrevem as palavras com sequências de consoantes — como designar e absoluto —, quando se muda de linha?

Estes são os temas da atualização do consultório.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/05/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos