ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Com o Ciberdúvidas no novo ano

Enquanto se aguarda, pelas razões já aqui referidas, o pleno regresso do Ciberdúvidas em 15 de janeiro, numa nova plataforma*, continuamos a pôr em linha novos textos e algumas respostas que aguardavam publicação. Assim, em O Nosso Idioma, Paulo J. S. Barata assinala o uso de antolhar («parecer», «afigurar-se»), verbo que foge à formatação do discurso mediático; esclarecem-se também três questões: como se escreve o nome da unidade principal da moeda da República Popular da China? Como se chamam os naturais da jovem República do Sudão do Sul? E que é melhor: «de cara séria», ou «com cara séria»?

No Facebook, é possível consultar alguns destes conteúdos em registo áudio — por exemplo, os comentários sobre a pronúncia do nome próprio Vinícius, o nome dos habitantes do Dubai e a definição de deíticos.

* Para qualquer assunto não relacionado com dúvidas linguísticas, pedimos que nos contactem pelo endereço habitual: ciberduvidas@ulusofona.pt.


A propósito de notícias recentes sobre a eventualidade de uma proposta da Academia Brasileira de Letras para acertos na aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO) e em jeito de balanço do processo da sua aplicação em 2012, convém relevar o papel que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) tem tido na coordenação dos trabalhos de execução do Vocabulário Ortográfico Comum. Recorde-se que foi em setembro de 2012 que o IILP apresentou o Manual de Procedimentos para a Constituição de Corpus dos Vocabulários Ortográficos Nacionais, com vista a concertar os contributos dos diferentes países de língua portuguesa na construção desse vocabulário comum.


É igualmente altura de reiterar os nossos agradecimentos aos amigos que responderam positivamente à campanha SOS Ciberdúvidas. Que o novo ano permita ao Ciberdúvidas continuar como espaço de esclarecimento e reflexão sobre o uso e as normas da língua portuguesa! Para participar no referido movimento, todos os esclarecimentos podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


texto descritivo da imagemPara aprender português ou melhorar competências nesta língua, a Ciberescola e os Cibercursos disponibilizam exercícios, testes-diagnósticos, cursos e um programa de aprendizagem colaborativa. Mais informações aqui.






Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 02/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos