ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Fundação Vodafone põe Ciberdúvidas nos smartphones
com aplicação gratuita

1. É com grande satisfação que anunciamos, a partir deste dia, a disponibilização dos conteúdos do Ciberdúvidas para smartphones com sistemas operativos iOS e Android mediante uma aplicação gratuita, financiada e desenvolvida pela Fundação Vodafone Portugal. Assim se assinalam também os 16 anos de trabalho do Ciberdúvidas, sempre em prol do bom uso do português, possibilitando que o esclarecimento de dúvidas sobre a língua portuguesa se faça agora de forma mais simples e rápida. Mais informação sobre este novo recurso, nas Notícias.

2. Não se julgue que um «par de óculos» é uma redundância, nem se pense que o prefixo re- se usa com hífen e muito menos se imagine que um soneto, para o ser, tem de ter métrica regular – tais são as conclusões a retirar das novas respostas do consultório. Como é hábito, fica igualmente acessível no Facebook uma seleção das dúvidas e dos artigos aqui em linha, incluindo alguns apontamentos em registo áudio.

3. A 3.ª emissão da oitava série do programa Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 28/01, às 22h20)* leva-nos numa viagem na linha de Cascais ao mundo dos comboios e da sua linguagem mais específica: em que aceções se usa a própria palavra comboio? Porque é que no Brasil se prefere o uso de trem? Qual origem de bilhete e de carril?

*Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).

4. A mudança de plataforma que aqui anunciámos acarretou vários erros na formatação e nas hiperligações dos conteúdos do Ciberdúvidas. Esta situação será corrigida gradualmente, mas pedimos aos consulentes que nos façam chegar informação de eventuais problemas detetados, de uma maneira muito simples: acionando, se for caso disso, a hiperligação colocada no final de cada página visionada.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos