ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Clássicos da literatura adaptados para alunos de PLE

O objetivo da leitura de livros adaptados é fazer com que os alunos de Português Língua Estrangeira, que ainda não dominam bem a língua, consigam compreender facilmente a globalidade do texto, de modo a aprender as estruturas gramaticais mais frequentes e a adquirir vocabulário novo. Vem, portanto, a propósito assinalar a adaptação de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, para o nível A2 (elementar), disponível na série Clássicos da Literatura Lusófona Adaptados. Esta série, com a chancela da editora Lidel, arrancou com A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, para o nível B1, e incluirá proximamente a obra Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, para alunos do nível B2 (intermédio). Os próximos volumes revisitam autores como Almeida Garrett, Machado de Assis e Manuel António d’Almeida.


Estão abertas as inscrições nos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE) dos Cibercursos (níveis A2 e C1). Mais informação no Facebook e no sítio dos Cibercursos.

 


Erro recorrente é a confusão entre vêm, do verbo vir, e veem (ou vêem, na ortografia anterior), do verbo ver. Paulo J. S. Barata corrige mais um caso destes no Pelourinho. E o que será um erro morfológico? A resposta está  disponível no consultório, onde se fala igualmente de género masculino e do termo Plistoceno. Os conteúdos aqui em linha encontram-se acessíveis ainda pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com apoio da Fundação Vodafone).


Agradecendo a quantos têm ajudado o Ciberdúvidas a continuar como serviço gracioso e de acesso universal, relembramos que os donativos são também possíveis pelo serviço PayPal (opção integrada e ativa no botão “Faça aqui o seu donativo” nesta página, em cima, à direita). Para outras formas de apoio, ler esclarecimentos aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos