ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Um feriado e uma revista: a propósito da língua comum

Por causa do feriado do 1.º de maio, o consultório torna às atualizações na quinta-feira, 2 de maio. Mas, sem deixar de celebrar esta data de memória pagã e significado social, aqui ficam cinco novas respostas, com tópicos da nossa língua comum, do léxico à semântica, passando pela sintaxe. Estes e outros conteúdos estão acessíveis pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


Nos anos 90 do século passado e nos primeiros anos deste milénio, um surto de imigração em Portugal impôs enfrentar a questão da diversidade linguística. Contudo, o plurilinguismo é uma realidade bem mais palpável em países como Cabo Verde, Angola, Moçambique ou até no Brasil (aqui ainda se falam 180 línguas ameríndias). Dedicado precisamente a este tema, saiu o primeiro número da Revista do Instituto da Língua Portuguesa (RIILP), que «[...] surge com a proposta de registrar os diferentes trabalhos realizados pelo Instituto e as discussões teórico-metodológicas que ilustram e dão consistência às políticas linguísticas consensuadas no espaço multilateral, e atualmente em curso, para o português e, eventualmente, também, para outras línguas que interagem com o português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.» ("Apresentação", pág. 4). Uma nova publicação a saudar, portanto.


Agradecemos a quantos têm contribuído para manter o Ciberdúvidas como serviço gratuito, de acesso universal, e recordamos que os donativos podem ser feitos pelo sistema PayPal (prima o botão “Faça aqui o seu donativo” nesta página, em cima, à direita), ou através de outras formas de apoio (mais esclarecimentos aqui).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos