ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Um regionalismo angolano a propósito de circuncisão

A circuncisão é uma velha prática de significado cultural que encontra justificação médica na contemporaneidade. É a propósito deste procedimento que, em O Nosso Idioma, Edno Pimentel apresenta o regionalismo angolano kiungueiro – que, dadas as restrições ao uso da letra k, poderá grafar-se "quiungueiro" – e discute o verbo que no português corrente se refere a fazer uma circuncisão (texto original publicado no jornal angolano Nova Gazeta).

No consultório, verifica-se que fumaça e fumo têm usos regionais diferenciados, avalia-se o neologismo "patrimoniar" e comenta-se um uso particular do quantificador todo.

Como sempre, estes e outros conteúdos são consultáveis igualmente pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


Este serviço de acesso livre e sem fins lucrativos depende também do apoio dos seus consulentes. Se quer que o Ciberdúvidas continue como espaço de esclarecimento e discussão das normas e dos usos da língua portuguesa, então, faça o seu donativo!

Informações disponíveis no botão “Faça aqui o seu donativo”, nesta página, em cima, à direita. Outros esclarecimentos suplementares aqui.

Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 14/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos