ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Gramática para todos

Como foi anunciado, de modo a solucionar as dificuldades técnicas sentidas durante os últimos meses, o Ciberdúvidas voltou à sua anterior plataforma, criada pela empresa Janseen Web, LLC, embora permanecendo com o grafismo adotado em janeiro de 2013. Entretanto, apesar de o consultório fazer uma pausa até setembro, continuamos a colocar em linha material que aguardava publicação. É o caso, neste dia, de uma nova entrada na Montra de Livros dedicada ao volume Exames de Português CAPLE-UL, destinado a auxiliar a preparação dos exames de quem procura certificação em português língua estrangeira. No consultório assinalamos duas novas entradas, a propósito de verbos predicativos e transitivos-predicativos, e também em torno da locução conjuncional «de modo que». Por fim, na secção O Nosso Idioma, Edno Pimentel procura desvanecer uma pequena confusão relacionada com o uso do advérbio meio no português de Angola (e não só).

Todas as atualizações e conteúdos se encontram disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone). Recordamos também que, para o esclarecimento de qualquer assunto que não seja o esclarecimento de dúvidas linguísticas, podem os utilizadores destas páginas comunicar connosco pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.


Em Portugal, os resultados da segunda fase das provas finais do 4.º ano de Português e de Matemática são dececionantes. Apenas 7% num universo de 3189 alunos inscritos nesta segunda fase, à qual foram convocados todos os alunos que não tiveram um resultado positivo na primeira fase, alcançaram um resultado positivo. No caso da Matemática, a percentagem de alunos aprovados situa-se nos 20%. A transição para o segundo ciclo de escolaridade, recorde-se, está dependente da aprovação simultânea às disciplinas de Português e Matemática, ou apenas da aprovação em uma das duas mas com menção satisfatória nas demais disciplinas do currículo.


Como apoiar o o Ciberdúvidas e o  serviço que presta, gratuito e sem fins lucrativos, à volta da língua portuguesa? Basta carregar-se no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Ou, ainda, em SOS Ciberdúvidas.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos