ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua e a igualdade de géneros

Em prol da igualdade de géneros, um grupo de estudantes universitários elaborou uma proposta queer de revisão da ortografia portuguesa. Pautada pela irreverência e contra aquilo que os signatários consideram um «instrumento de dominação social», este «compromisso brincalhão», denominado deste modo pelos seus autores, propõe, entre outros aspetos, o uso de palavras como «tod*s» e «velh@s» no sentido de garantir a igualdade de tratamento. A viabilização desta proposta é questionada por diversos especialistas.

 


A pronúncia correta de algumas palavras é um dos problemas que mais dúvidas suscitam junto dos nossos leitores. A este propósito, discutimos qual poderá ser a pronúncia correta do nome bíblico Raguel/Ragüel. A locução adverbial quem sabe e a hipótese de esta não ocorrer entre vírgulas, bem como a origem etimológica e a grafia correta do adjetivo fruste, são os temas em análise no consultório. Todas as respostas e conteúdos acessíveis através do Facebook e de uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


A manutenção e a atividade regular do Ciberdúvidas, na senda da promoção e discussão da língua e das literaturas de língua portuguesa, têm sido alvo da generosidade de todos quantos nos fazem chegar o seu contributo. A todos eles o nosso sincero obrigado. Ajude também o Ciberdúvidas. Basta clicar no botão «faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Mais informações aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/06/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos