ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

PM português e PR brasileira garantem para 2015 adoção plena do Acordo Ortográfico em ambos os países

Durante a visita oficial a Portugal de Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil, foi reiterada a importância da adoção do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) em todos os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de modo a reforçar a internacionalização da língua portuguesa. Nesse sentido, foi reafirmada a entrada obrigatória do AOLP nos dois países em 2015, esgotado então o atual período de transição. No encontro entre a chefe de Estado brasileira e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, ambos se «congratularam» ainda com a elaboração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais e, com base nestes, do tão importante Vocabulário Ortográfico Comum — trabalhos que decorrem no âmbito do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. A propósito ainda da visita de Dilma Rousseff a Lisboa, aproveitamos a oportunidade para recordar a querela do feminino da palavra presidente: a presidente ou a presidenta (como passou a ser oficialmente usado no Brasil, conforme decisão da própria Dilma Roussef)?

 


Um dia após a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, regressamos às atualizações: no Pelourinho, Paulo J. S. Barata assinala um equívoco na aplicação da palavra paligrafia; recordando ainda a atribuição do Prémio Camões 2013 ao escritor moçambicano Mia Couto, procuramos descodificar o sentido de um dos variados, e riquíssimos, neologismos que caraterizam a escrita do consagrado autor; na área do discurso técnico (jurídico), analisamos a expressão «razão de ordem» de modo a atestarmos o seu significado; por fim, de Angola chegou-nos uma dúvida acerca do ditongo nasal da palavra muito. Todas as atualizações e conteúdos disponíveis no Facebook e na aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone)

 


Ajude-nos a dar seguimento a este projeto de acesso gratuito e universal, ao serviço da língua portuguesa. Saiba como poderá dar o seu contributo, premindo o botão «faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; outras informações aqui). O nosso agradecimento.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/06/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos