ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Para saber mais sobre as palavras

Se usar as palavras com correção não é tarefa fácil, analisá-las ainda é menos. Toura não é propriamente o feminino de touro, e sensorialização é um neologismo ainda à procura de aceitação. Mas, querendo compreender a estrutura de certas formas, será que podemos, por exemplo, dizer sem hesitação que a flexão de um verbo é um conjunto de palavras simples (no sentido morfológico, e não no de «fáceis de entender»)? São estas as novas questões do consultório, que se assim se juntam às muitas do arquivo do Ciberdúvidas, agora também disponível numa aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone Portugal. Como sempre, também é possível aceder a uma seleção destes e doutros conteúdos no Facebook.



O 4.º episódio da 8.ª série do programa Cuidado com a Língua! (RTP1, 4 de fevereiro, às 22h20) é dedicado ao campo lexical da olaria: qual é a diferença entre talha e ânfora, ou entre argila e barro? Nesta emissão, abordam-se, ainda, os “problemáticos” plurais dos nomes e adjetivos com o na penúltima sílaba: acordos, adornos, encostos, tijolos

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).

 


Não ganhou a Taça das Nações Africanas, mas a equipa de Cabo Verde mereceria certamente vencer um campeonato em matéria de capacidade de afirmação cultural e linguística, quando decidiu dar entrevistas apenas em português. Uma lição para outros países de língua portuguesa, nomeadamente Portugal, como assinalou o cartunista Luís Afonso, no jornal A Bola, de 31/01/2013.



Para contrariedade de todos, a mudança do  Ciberdúvidas para uma nova plataforma  provocou vários erros nas respostas e nos artigos em linha. Pedimos, desde já, sentidas desculpas por esta situação, que será resolvida gradualmente, mas, enquanto isso, apelamos também à compreensão dos nossos consulente e pedimos-lhes que nos façam chegar informação sobre eventuais problemas detetados, através da hiperligação colocada no final de cada página visionada.



Para que este serviço se mantenha gratuito, sem fins lucrativos, junte-se ao grupo de amigos que em setembro de 2012 criou a campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos devem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos