ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua portuguesa: civilidade e protesto

Não anda esquecido o debate à volta da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO). No artigo "O português na encruzilhada", publicado no semanário Expresso em 2 março de 2013 – e disponível na rubrica Acordo Ortográfico –, Margarita Correia, vice-presidente do Instituto de Linguística Teórica e Computacional, reafirma que «o AO é aplicável e está efetivamente em uso», acrescentando que, dos cidadãos que contra ele se têm manifestado publicamente, se espera «que o façam com verdade, transparência, espírito construtivo e civilidade».

No consultório pergunta-se: donde provirá a expressão «(ser) um pagode»? Como se pronuncia o topónimo A da Gorda (Óbidos)? E cocuruta é o mesmo que cocuruto?

Como sempre, estes e outros conteúdos estão igualmente acessíveis no Facebook e por smartphone, graças a uma aplicação criada com o apoio da Fundação Vodafone.


aqui se assinalou o neologismo grandolar, mas, entretanto, marcando as manifestações realizadas em Portugal, em 2 de março, contra a política de austeridade, registe-se a variante grandolizar, que dá a base para derivar grandolização, «processo de protesto (contra a política de austeridade)». Enquanto isso, com um sufixo etimologicamente relacionado com o do particípio passado grandolado, cria-se grandolada, para designar uma manifestação onde se canta Grândola, Vila Morena, de José Afonso (na foto).


O 7.º programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 4 de março, às 22h20) revela a especificidade do vocabulário usado na Força Aérea, com expressões como «executar voltas», «coordenada geográfica» ou «largar um aluno». E qual é a diferença entre uma aeronave e um helicóptero? Ou, ainda, a distinção entre colega, companheiro e camarada.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


Criada por um grupo de amigos em setembro de 2012, prossegue a campanha SOS Ciberdúvidas. Para participar neste movimento, solicite todos os esclarecimento pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos