ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Anglicismos, cursos de PLE e PayPal

Atualmente, muitos domínios de especialidade, das ciências humanas às exatas, passando pelas áreas tecnológicas, produzem um discurso pejado de anglicismos ou termos destes decalcados ou adaptados. Em foco nas perguntas feitas no consultório, estão justamente os neologismos criados por pressão do inglês: pode-se usar desreconhecer, apesar de não estar dicionarizado? E quanto a confundimento, não será esta uma palavra desnecessária, uma vez que, para não complicar, já nos basta o vocábulo confusão? Os coletivos estão também de volta, com um comentário sobre como denominar um conjunto de edifícios. Todas as perguntas e artigos aqui em linha se encontram igualmente disponíveis pelo Facebook ou por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


Terminam neste dia, 11 de abril, as inscrições nos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE), por videoconferência, a cargo da Ciberescola/Cibercursos em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Esclarecimentos sobre horários na rubrica Ensino, e mais informações no Facebook.

 


No botão “Faça aqui o seu donativo” (ver nesta página em cima, à direita), já se encontra integrada e ativa a opção que permite donativos para o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa mediante o serviço PayPal. Para outras formas de apoio à viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, gracioso e sem fins lucrativos, que desde já muito agradecemos, recordamos aqui os devidos esclarecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos