ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Nos quinze anos do Nobel de Saramago

Na semana em que a Academia de Estocolmo anuncia os nomes dos vencedores das diversas categorias dos Prémios Nobel 2013, assinalamos uma importante efeméride da língua portuguesa. Há precisamente 15 anos, José Saramago recebia o Prémio Nobel da Literatura, atribuído então, pela primeira vez, a um escritor de língua portuguesa. Figura incontornável da literatura mundial da segunda metade do século XX, Saramago, falecido em 2010, foi um escritor prolífico que viu muitas das suas obras traduzidas nos principais idiomas, algumas das quais adaptadas para cinema. Autor polémico, nacional e internacionalmente, tornou-se mesmo assim um dos maiores embaixadores da língua portuguesa ao nível internacional.


Realiza-se entre 1 e 3 de novembro, na ilha de Taipa, o 16.º Festival da Lusofonia de Macau, dedicado à gastronomia, à música e à cultura das comunidades lusófonas. O festival visa também criar a oriente um espaço de discussão e de reflexão acerca do contacto cultural entre as comunidades lusófonas.


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 11 de outubro (às 13h45*, na RDP África; com repetição no sábado, 12 de outubro, depois do noticiário das 9h00), aborda a importância económica da língua portuguesa no mundo numa entrevista com o professor Guilherme de Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura. No Páginas de Português de domingo, 13 de outubro (às 17h00*, na Antena 2), em foco está o lançamento do Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa, elaborado pelo arabista português Adalberto Alves; inclui-se ainda a rubrica Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.


«Deitar a toalha ao chão» e as origens da expressão «ter que ver com» e «ter a haver» em análise, neste dia, no Consultório, onde se aborda ainda o uso do hífen nas locuções «bom dia» e «bem vindo». Todas as atualizações disponíveis no Facebook e ainda numa aplicação para smartphones.


A interrupção do apoio mecenático da Fundação Vodafone Portugal – o que restava desde há um ano, após a não renovação do patrocínio dos CTT, Correios de Portugal – veio pôr em causa a sustentabilidade do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa enquanto projeto sem fins lucrativos. Torna-se, portanto, imprescindível o contributo de quantos nos consultam e se interessam pela língua que nos é comum. Para ajudar, clique no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui). Gratos antecipadamente.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos