ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Sopa nos idiomatismos

Adorada ou odiada, quem diria que a sopa dá alimento à criatividade linguística? Enumeremos rapidamente algumas expressões idiomáticas que lhe fazem alusão:

– em Portugal, «levar sopa» significa «ser mal sucedido», sobretudo quando se trata de planos amorosos, mas no Brasil «dar sopa» pode encorajar certos avanços;

– muito triste é «estar às sopas de alguém», porque se vive da (incerta) caridade dessa pessoa;

– já a expressão «cair como sopa no mel» tem franca conotação positiva, aplicando-se a acontecimentos ocorridos de acordo com os nossos desejos.

E «molhar a sopa», que quererá dizer esta locução? A resposta é dada no consultório, cuja atualização inclui ainda tópicos à volta da sintaxe e da pontuação.

Estes e outros conteúdos estão igualmente disponíveis numa aplicação para smartphones.


 No programa radiofónico Língua de Todos de sexta-feira, 8 de novembro (na RDP África, às 13h45*; com repetição no sábado, 9 de novembro, depois do noticiário das 9h00*), está em foco o ensino do português em África e mais além, com entrevistas a Albertina Moreno, diretora do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação de Moçambique, e Filomena Lay, vice-presidente do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação de Timor-Leste. No Páginas de Português de domingo, 10 de novembro (na Antena 2, às 17h00*), o tema da importância internacional do português é também abordado com Jorge Pedreira, presidente do conselho de administração da UnYLeYa, e Nélia Alexandre, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

*Hora oficial de Portugal continental.


Portuguese foreign language classes coursesCursos de Português Língua Estrangeira em linha e materiais diversificados para o ensino-aprendizagem do idioma constituem a oferta da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa. Para saber mais sobre esta plataforma de recursos, consultar a rubrica Ensino e o Facebook.


 O Ciberdúvidas apela ao contributo dos seus consulentes a fim de assegurar a manutenção deste serviço gratuito e de livre acesso, consagrado a todo o tipo de questões em torno da nossa língua comum. Agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/11/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos