ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Neologismos inquietantes: drone, dronar

Que um drone entregue comida rescendente no conforto do lar é uma coisa; mas que leve a casa pelos ares é obviamente outra. Além deste uso ambivalente, a tecnologia é também notícia por impor constantemente a necessidade de criar novas palavras. O inquietante substantivo drone, do inglês drone, «zângão», ilustra esta situação: criado há cerca de 70 anos para designar uma aeronave não tripulada, ganhou na última década projeção crescente nos media e rapidamente se naturalizou noutras línguas. O termo já tem impacto no português, ao ponto de Wilton Fonseca prever o aparecimento do verbo "dronar", em crónica disponibilizada em O Nosso Idioma. Na mesma rubrica, outro tema mediático: a propósito do Campeonato Mundial de Futebol que se realiza no Brasil, Edno Pimentel relembra que assistir tem um complemento preposicionado quando significa «ver, presenciar».

 Entretanto, como foi já aqui assinalado, o consultório interrompe a sua atividade durante julho e agosto, razão por que não se encontra acessível o formulário para envio de dúvidas (para outros assuntos, agradecemos o contacto via estes endereços). Mesmo assim, continuamos a dar aqui conta de artigos respeitantes à atualidade da língua portuguesa, inclusivamente de respostas que aguardam divulgação. É o que acontece neste dia, em que falamos da interjeição sus!, de adjetivos eruditos, do verbo despender e do gentílico suessião.

Lembramos ainda que se mantém acessível, como sempre, todo o nosso vasto arquivo de respostas e os mais diversificados textos sobre a língua portuguesa (consultar pelo motor de busca).


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 4 de julho (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), convida a professora Irene Mendes para falar das características do português de Moçambique. O Páginas de Português de domingo, 6 de julho (às 17h00* na Antena 2), entrevista o deputado português José Ribeiro e Castro, sobre o Manifesto 2014, e António Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, acerca de uma nova exposição interativa em homenagem a Eça de Queirós.

* Hora oficial de Portugal continental.


 A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos mantêm abertas as inscrições em cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language) e disponibilizam gratuitamente materiais para o apoio do ensino e da aprendizagem do português (língua materna e língua não materna). Pormenores na rubrica Ensino.


Renovamos o apelo SOS Ciberdúvidas:  ajude-nos a viabilizar este serviço gracioso, sem fins lucrativos, destinado a esclarecer, divulgar e debater a língua portuguesa em toda a sua diversidade. Desde já, o nosso obrigado pelo seu donativo.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/07/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos