ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Consciência colectiva da importância da língua

mundo1. A língua portuguesa tem mais de oitocentos anos de história e milhões de falantes espalhados pelo mundo, mas este facto continua a não ser devidamente valorizado em certas esferas do poder. É uma conclusão a tirar das notícias sobre o fórum A economia das línguas portuguesa e espanhola, recentemente realizado em Lisboa. À margem deste evento, a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, considerou que «é necessária uma maior consciência colectiva» da importância da língua portuguesa. O deputado português José Ribeiro e Castro, por seu lado, reconheceu aos empresários «uma nova atitude», mas acusa muitos políticos de inconsciência, recordando o afastamento do português do sistema de patentes europeu.

2. Com a aproximação das eleições em Portugal, os políticos em campanha falam em bancarrota. Qual a origem desta palavra? A resposta encontra-se em arquivo, aqui, no Ciberdúvidas.

3. A etimologia também é tema da actualização do consultório, que aborda ainda tópicos respeitantes às abreviaturas, à sintaxe e ao significado de termos linguísticos. Uma selecção destas novas respostas, bem como dos conteúdos de outras rubricas, está sempre disponível no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos