ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Tecnologia e projeção da língua portuguesa

Dois projetos de investigação do Programa Carnegie Mellon Portugal podem ajudar a projetar o português em todo o mundo, através da inovação nas tecnologias da língua. Um traduz automaticamente fala para fala, outro permite o ensino da língua portuguesa assistido por computador: PT-STAR — Investigação Avançada em Tradução de Fala de e para Português — e REAP.PT — Ensino de Língua Assistido por Computador.



Com mestria, Luís Carlos Patraquim moteja o estilo ostentatoriamente anglicizado que assalta o discurso político e mediático em Portugal — é no Pelourinho. Quanto às novas respostas em linha, a primazia vai para tópicos de sintaxe, a par da da discussão de aspectos da ortografia, da semântica e da interação discursiva (formas de tratamento).


Assinalando a campanha SOS Ciberdúvidas como contributo significativo para o Ciberdúvidas retomar seu funcionamento regular, renovamos o apelo a quantos, por esse mundo fora, não dispensam o serviço que aqui se presta à volta da língua portuguesa, gratuito e de acesso universal. Os indispensáveis esclarecimentos podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.

A todos, o nosso obrigado.




Estão abertas as candidaturas para os cursos de português língua estrangeira, níveis A2, B1, B2, C1 e C2 da Ciberescola/Cibercursos. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.




texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos

Ciberduvidas da Língua Portuguesa :: 02/10/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos