ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Programa de Aprendizagem Colaborativa
nos Cibercursos da Língua Portuguesa

Já está disponível o Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos. Este programa gratuito permite que dois alunos falantes de línguas nativas diferentes (ou com elevada proficiência) aprendam reciprocamente as línguas que cada um domina. Os alunos/aprendentes encontram-se duas vezes por semana, por videoconferência, em sessões de conversação de uma hora (sendo que meia hora é dedicada a uma língua, e a outra meia hora, à outra língua). Para garantir o controlo e a segurança das sessões, a primeira sessão de cada grupo/par é assistida pelo coordenador (Ana Sousa Martins). Em cada grupo/par de alunos, uma das línguas-alvo tem de ser o português (europeu ou do Brasil). Consulte toda a informação completa aqui.


Na Ciberescola-Cibercursos da Língua Portuguesa, os cursos em linha de Português Língua Estrangeira, níveis B1 (intermédio) e C1 (avançado) vão começar já no dia 2 de novembro. As inscrições estarão abertas até esta data. Estes cursos funcionam à semelhança dos presenciais, uma vez que a interação professor–alunos se faz em tempo real, através de videoconferência, em sessões de 90 minutos, duas vezes por semana, num total de 36 horas. Informação completa aqui.

 


A propósito das frases feitas ou dos chavões, usados constantemente para dar pitoresco ao discurso, assinalamos na Montra de Livros a publicação de Vade-Mécum de Lugares-Comuns, de Licínio Poças, um livro que, além de inventariar essas expressões, também procura indagar a sua origem. No consultório de dúvidas, as atenções centram-se na sintaxe e na renovação do léxico.


 

Prossegue a campanha de ajuda ao Ciberdúvidas. Um apelo especialmente dirigido a quantos, por esse mundo fora, apreciam, e não dispensam, o serviço aqui se presta à volta da língua portuguesa. Todos os esclarecimentos podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com. A todos – e em particular aos amigos  que já disponibilizaram o seu generoso apoio ao Ciberdúvidas–, os nossos agradecimentos.

 

 

 



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/10/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos