ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O legado árabe do português

No 2.º programa da nova série do magazine Cuidado com a Língua! (8.ª), emitido na RTP 1, no dia 21 de janeiro, pelas 22h30,* fala-se do azulejo e da azulejaria portuguesa, tendo como convidada a atriz Adelaide de Sousa. São comentadas palavras como azulejo, azulejar, azulejador, azulejista, numa extensa lista de termos que nos chegaram do árabe. E, ainda, se discute a diferença do uso de muitas destas palavras em Portugal e no Brasil. Ou os vários significados do termo padrão. Cenário: o esplendoroso Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.

*Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


Igualmente falamos de árabe no consultório, a propósito de um nome de origem hebraica, ao mesmo tempo que apresentamos um angolanismo e comentamos a ocorrência da palavra calista numa crónica do escritor português António Lobo Antunes. No Facebook, encontra-se uma seleção destes conteúdos em registo áudio (p. ex., o uso de «por causa»).


A quem aprende português, a equipa do Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa abre várias possibilidades: cursos, testes-diagnóstico, novos exercícios e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Mais informações aqui.


A campanha SOS Ciberdúvidas tem apoiado o Ciberdúvidas a fazer frente a dificuldades e a prosseguir como serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito. Se se interessa pela língua portuguesa, se quer dar o seu contributo, solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com e junte-se a este movimento.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos