ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberdúvidas em nova plataforma
a partir de 23 de janeiro



Conforme já fora anunciado, o Ciberdúvidas passa a estar finalmente disponível numa nova plataforma, com imagem renovada, a partir de 23 de janeiro. Na fase inicial desta mudança, pedimos a compreensão dos nossos consulentes para eventuais dificuldades na consulta e na pesquisa das muitas respostas e artigos que constituem o nosso arquivo.



Neste dia:

— a Montra de Livros apresenta um novo guia sobre erros e dificuldades do português, intitulado Pontapés na Gramática e da autoria de Sandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas e docente no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), e da locutora Joana Dias, que juntas mantêm uma rubrica radiofónica com o mesmo nome na Antena 3;

— no Pelourinho, inclui-se mais uma crónica de Wilton Fonseca, publicada no jornal i, sobre o português absurdo dos rótulos de certos artigos comerciais;

— nas Notícias, volta-se a dar conta do estatuto da aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal, com enfoque na comunicação social e em entidades estatais;

— e, no consultório, dá-se primazia aos problemas etimológicos e ortográficos suscitados pelo estudo dos topónimos.


texto descritivo da imagem

Recordamos que no Facebook se encontra disponível uma seleção dos conteúdos do Ciberdúvidas, alguns em registo áudio, como este apontamento sobre o uso da vírgula.


Para continuar a prestar este serviço gratuito, sem fins lucrativos, a quantos se interessam pela língua portuguesa, o Ciberdúvidas tem merecido o contributo solidário dos amigos que criaram a campanha SOS Ciberdúvidas. Porque não juntar-se também a este movimento? O Ciberdúvidas agradece-lhe (todos os esclarecimentos devem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).


Cibercursos

texto descritivo da imagem

Na Ciberescola e nos Cibercursos da Língua Portuguesa, diversificam-se os materiais e as opções de aprendizagem, com cursos, testes-diagnóstico, novos exercícios e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Conheça a nossa equipa!

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos