ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

"Grandolar", um neologismo da crise

No contexto da crise que se vive no país, a comunicação social portuguesa adotou uma nova palavra, ao que parece, criada nas redes sociais: "grandolar"*. Deriva do substantivo próprio Grândola, nome de uma cidade alentejana, e significa «interromper um político com a canção "Grândola, Vila Morena", como protesto». O novo verbo refere-se, portanto, não diretamente à cidade mencionada, mas, sim, à famosa canção "Grândola Vila Morena", de José Afonso, a qual assinalou o 25 de abril de 1974 e a chamada "Revolução dos Cravos", que conduziram à instauração do atual regime democrático de Portugal. Recordemo-la, na voz do seu autor, aqui.

*Tem o derivado grandolada e a variante grandolizar, donde deriva grandolização, todas atestáveis na Internet. Ver aqui.


 

Na nova atualização:

– sobre a disciplina de Português, um texto polémico de Luís Osório e a réplica de Sandra Duarte Tavares suscitaram, da parte do consulente João de Brito Silva, um comentário, que passa a ficar disponível nas Controvérsias;

– no consultório, esclarecem-se dúvidas sobre «horrivelmente mal», «bicicleta dobrável» e aguarela (ou aquarela).

Estes conteúdos estão igualmente acessíveis no Facebook e podem ainda ser acedidos por smartphone, graças a uma aplicação criada com o apoio da Fundação Vodafone.


Entretanto, aos consulentes que procuram o esclarecimento de dúvidas ou pretendem enviar comentários, pedimos que não nos contactem pelo Facebook nem pelo endereço da campanha SOS Ciberdúvidas, mas, sim, pelo formulário que, para o efeito, se encontra acessível na opção "Perguntas e Respostas", no cabeçalho destas páginas.


Relevamos duas iniciativas, com interesse para investigadores e profissionais do ensino da língua:

– na sexta-feira, 1 de março, no âmbito da iniciativa Seminários@CELGA e em colaboração com o Curso de Doutoramento, Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, realizam-se dois semanários na sala do CELGA (7.º piso da FLUC): às 14h00, João Costa (Universidade Nova de Lisboa/ Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa) falará sobre "Contributos da investigação em aquisição da linguagem para o ensino da língua materna"; às 17h00, Joana Santos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada) apresenta "Funções sintáticas e cadeias de correferência - um problema do sujeito nulo";

– realiza-se em 6 de março, em Ourém, a ação de formação "Contributos para Novas Práticas Pedagógicas na Leitura e na Escrita – um Futuro a Construir".


Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas, criada por um grupo de amigos em setembro de 2012. Agradecemos que os pedidos de esclarecimento sobre este movimento sejam feitos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos