ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Do português regional ao português poético

A respeito do falar do Nordeste do Brasil, um consulente afirma que «alguns nordestinos, quando vão a São Paulo ou a outros lugares [...], ficam receosos de abrir a boca para que não passem por constrangimento». Estarão mesmo erradas as pronúncias dialetais? Não haverá aí preconceito? A resposta faz parte da nova atualização do consultório, que integra ainda comentários sobre a grafia de Margem Sul, o uso dos termos tradutológico e tradutório, a boa formação de adaptativo e a diferença entre quadro e tabela. Todas estas respostas, bem como os demais artigos aqui em linha, estão igualmente acessíveis pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com apoio da Fundação Vodafone).


A obra integral de Cesário Verde passa a estar definitivamente fixada e reunida, pela primeira vez, com a produção poética revista e ordenada, a biografia organizada e a correspondência anotada, num trabalho realizado pelo catedrático brasileiro Ricardo Daunt, da Universidade de São Paulo, e editado pela DinaLivro. O poeta, considerado como “mestre” por Fernando Pessoa, começou a publicar versos em 1875, em jornais e revistas, e morreu sem ter reunido todos os seus poemas num livro. Em 1887, Silva Pinto fez um esforço para reunir a sua poesia, mas a obra ficou dispersa, sendo agora reunida e organizada de acordo com critérios literários.


No 8.º  programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 11/03, às 22h40), Eduardo Gageiro é o convidado especial de Diogo Infante para falar de fotografia e algum do seu vocabulário mais específico, a começar pela própria palavra cujo radical faz parte igualmente de outras palavras do nosso quotidiano: fotogenia, fotógeno, fotogénico, por exemplo. E é «máquina fotográfica» ou «câmara fotográfica»? Tempo, ainda, para um “instantâneo” sobre o modismo «é suposto».

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


 Uma nova crónica do jornalista angolano Edno Pimentel, na sua coluna "Professor Ferrão", publicada no jornal Nova Gazeta, que fica desde esta data na rubrica  Nosso Idioma sobre o Português em Angola, dá-nos a conhecer com que verbo se carrega água nos bairros populares de Luanda. E, a esse propósito, elucida também os falantes angolanos sobre a pronúncia e a flexão de bidão.


 

Voltamos a lembrar que a Ciberescola e os Cibercursos facultam recursos variados a quem aprende ou ensina o português: cursos, testes-diagnóstico, novos exercícios e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Obtenha mais informações aqui ou aqui.


Entretanto, pedindo desculpas pelos problemas causados pela migração do Ciberdúvidas para esta nova plataforma, apelamos à compreensão de todos os utilizadores e solicitamos-lhes que nos comuniquem os erros encontrados mediante a hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.


A viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas, gracioso e de acesso universal, não dispensa o apoio de quantos o consultam regularmente, por esse mundo fora. Veja aqui a nformação sobre a campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos suplementares podem ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos