ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Aprender português nos cursos da Ciberescola

Conforme já fora noticiado, a Ciberescola da Língua Portuguesa passou a disponibilizar cursos em linha, com aulas realizadas por videoconferência, aos alunos Erasmus, aos quais assiste a atribuição de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System, em português: Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos).

Assim, está aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto.

Mais informações aqui e aqui.


A propósito do jogo Azerbaijão-Portugal de 26/3/2013, recorde-se que se empregam as formas Azerbaijão (com "j" como em jardim) ou Azerbaidjão (com "dj" pronunciado; cf. Dicionário Houaiss, artigo respeitante a azerbaidjano). Os naturais do país assim nomeado são chamados azerbaijaneses ou azerbaijanos, também se aceitando a forma azerbaidjanos (cf. Vocabulário Ortográfico do Português e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras). Acrescente-se que, tanto em Portugal como no Brasil, os dicionários igualmente registam azeri, embora remetendo esta entrada para as já mencionadas, o que significa que não se lhe deve dar preferência.


Lamentamos, mas só gradualmente poderão ser resolvidas as dificuldades infelizmente causadas pela migração do Ciberdúvidas para a nova plataforma. Por isso, renovamos o apelo à paciência de todos os utilizadores e deixamos à sua disposição uma hiperligação no fim de cada página visionada, de modo a permitir-lhes informar-nos sobre erros que requeiram correção mais urgente.


A quantos se interessam pela língua portuguesa e desejam que o serviço prestado pelo Ciberdúvidas continue a ter acesso gracioso e universal, um apelo: participem na campanha SOS Ciberdúvidas! Todos os esclarecimentos sobre este movimento devem ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos